desktop_cabecalho

A cúpula da repressão debate 'liberdade no Brasil', lá nos EUA (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

A mídia internacional, sob o silêncio quase que total do consórcio de imprensa no Brasil, noticia que vários ministros do STF estão em Nova Iorque numa espécie de “simpósio”, para debaterem a “O Brasil e o respeito à liberdade e à Democracia”.

Fico imaginando integrantes do Supremo Tribunal Americano fazendo isso em outro país, como a Inglaterra, França ou Japão, por exemplo.

Que liberdade estas figuras vão debater neste evento caça níquel que é a especialidade do ex-governador de São Paulo que saiu da vida pública pela porta dos fundos?

Será que vão discutir a repressão em São Paulo que passou as correntes em estabelecimentos comerciais de 2020 e 2021 impedindo as pessoas de trabalhar e ganhar o pão de cada dia?

Ou a liberdade que os ministros têm de extrapolar suas competências constitucionais para impor censura, prender, derrubar páginas de mídias sociais de lideranças políticas, calar a imprensa e semear o medo?

Quem sabe discutam sobre a liberdade que deram a Lula e mais de uma centena de réus condenados na Operação Lava-Jato?

Poderão estar analisando o chamado “inquérito do fim do mundo” no qual rasgaram as regras do devido processo legal para perseguir quem eles escolhem a dedo?

Ministros têm liberdade! E devem tê-la!

E sabem usá-las muito bem.

Viajam quando querem, trabalham quando querem, dormem em hotéis maravilhosos, e são custeados por diárias de encher os olhos de qualquer mortal.

Também tem a liberdade de fazer tudo isso sob o silêncio omissivo de um Congresso Nacional que está de quatro, de um Conselho Federal da OAB preso numa bolha de ilusões, que mais parece um grêmio recreativo sob o comando de um líder fraco, integrante de uma dinastia quase oligárquica que não foi eleito de forma direta por seus pares.

Até aceitaria esse evento, se realizado no Brasil, sem expor a nossa soberania nacional, desde que essa casta que representa a nossa aristocracia medieval, debatesse o movimento popular e democrático que reúne milhões de brasileiros nas ruas praças e avenidas há duas semanas clamando por sua verdadeira liberdade.

Fora isso, a história vai registrar esse evento como sendo mais uma vergonha da nossa história republicana recente.

Parece que estou vendo a repetição da arrogante postura dos ingleses quando dominavam a Índia, reunidos em banquetes, refugiados em ambientes de luxo, protegidos por muros, que continha o povo faminto e escravizado.

Assista ao vídeo!

 

Foto de Luiz Carlos Nemetz

Luiz Carlos Nemetz

Advogado membro do Conselho Gestor da Nemetz, Kuhnen, Dalmarco & Pamplona Novaes, professor, autor de obras na área do direito e literárias e conferencista. @LCNemetz

Ler comentários e comentar