Elon Musk lança novidade no Twitter para quebrar com os "poderes" da "intocável" grande mídia

Ler na área do assinante

Durante os últimos 4 anos, a grande imprensa falou muito de democracia, em informações fidedignas e ‘checagem de fatos’ – estranhamente o que se viu foi o aumento radical da censura, prisões arbitrárias e desrespeito à Constituição.

Paradoxalmente, todas essas medidas de exceção foram apoiadas pelos que se diziam defensores da democracia: a extrema-imprensa, os progressistas, a cúpula do judiciário e até os ‘checadores de fatos’.

Agora o novo Twitter, sob a direção de Elon Musk, implementou desde o dia 10/12, o experimento mais pluralista de checagem e correção de informações.

Os próprios usuários poderão sugerir correções e apontar erros nas publicações – já pensou se os telespectadores da Globo ou os leitores do UOL pudessem fazer a mesma coisa?

Até agora mais de 100 mil usuários já aderiram ao serviço. Assim, a checagem de informações deixa de ser exclusiva de jornalistas marxistas ou de ‘estagiárias de cabelo-azul’ e passa a ser feita pelos consumidores dessas informações.

Nenhum perfil no Twitter está imune, nem o do proprietário, Elon Musk, nem o perfil oficial do governo americano. Qualquer usuário que se cadastrar na nova ferramenta, desde que tenha um histórico idôneo (mais de 85% dos usuários) pode fazer parte.

Um bom exemplo disso foi apontado pela Gazeta do Povo, um dos alvos da checagem comunitária foi a própria Casa Branca: No começo de novembro, a conta oficial da sede do Executivo americano disse que “os aposentados estão ganhando seu maior aumento nos cheques do seguro social em dez anos graças à liderança do presidente Biden”.

As Notas da Comunidade reagiram com um rótulo: “o aumento do benefício é devido ao ajuste do custo de vida anual, que é baseado na taxa de inflação”. O governo Biden, em parte devido a um grande gasto e impressão de moeda, tem um dos piores resultados em inflação das últimas décadas. Após a checagem, a Casa Branca deletou o tweet.

O próprio CEO do Twitter, o bilionário Elon Musk, tem tomados ‘puxões de orelhas dos seus clientes e administra isso numa boa, ao contrario das autoridades brasileiras que não parecem saber conviver com o contraditório e cada vez que são criticados atropelam a Constituição dizendo ‘defender a democracia’

A ferramenta ainda está nos primeiros passos, os usuários ativos são pouco mais de 5% dos inscritos, porém tende a ganhar tração pois essa ferramenta era aberta apenas à usuários em solo americano e agora foi aberta globalmente. Musk afirma que assim tenta se distanciar de modelos como a Wikipedia que é aberta a contribuições em seus verbetes, mas tem um notório viés de esquerda e que usuários que não se identifiquem com essa linha ideológica tem seus verbetes excluídos ou até são bloqueados na plataforma.

da Redação Ler comentários e comentar