desktop_cabecalho

Um grave alerta! França x Marrocos: Um jogo de altíssimo risco

Ler na área do assinante

Hoje às 16h00 teremos a semifinal entre a majoritariamente católica França e a nação islâmica do Marrocos. Não se trata apenas de uma partida de futebol, pelo menos em Paris.

Com cerca de 1 milhão de imigrantes, os marroquinos formam a 2ª comunidade imigrante em terras francesas. E a relação entre muçulmanos e autoridades francesas é péssima.

Só para se ter ideia, no último sábado apesar da seleção de Marrocos ter vencido Portugal por 1 a 0, isso não evitou um quebra-quebra generalizado no centro de Paris.

Para complicar, deve se somar a torcida marroquina, os argelinos que somam quase 1,5 milhão de imigrantes numa França cada vez mais muçulmana. E esses imigrantes tem uma situação parecida com os moradores de ‘comunidades’ brasileiras. A imensa maioria mora nos arredores de Paris, nos bairros mais pobres, com menor presença do estado (educação, saúde etc) e são sempre vistos como suspeitos pela Gerdarmaria Nacional (o equivalente francês à nossa polícia militar) – não sem razão a França já foi cenário de atentados bárbaros sempre conduzidos por terroristas islâmicos.

Todos esses traumas estarão reunidos em frente aos telões da Champs Élysees daqui a pouco – e não tem resultado que acalme essa turba.

da Redação Ler comentários e comentar