desktop_cabecalho

Folha de S.Paulo apoiou o ex-presidiário descaradamente... Agora, se arrepende. Mas já? Faz o ‘L’ que passa...

Ler na área do assinante

Num editorial envergonhado, mas previsível, a Folha começa reconhecendo que o governo Bolsonaro deixa uma herança positiva com o PIB crescendo acima dos 3%, queda da inflação e uma forte retomada de emprego, contrariando a tendência mundial.

É claro que a Folha não teve a dignidade de dar o devido crédito ao presidente Bolsonaro, nem a equipe de Paulo Guedes.

Como uma donzela violada, os editorialistas reclamam do equivoco de Lula em ver o estado como motor da economia e eles também sugerem (por favor, não riam):

 “Uma intervenção prudente na despesa pública, limitada ao suficiente para assegurar a assistência social. A responsabilidade fiscal facilitaria a queda da inflação e dos juros (...) crucial para redução da pobreza”.

Caros colegas da Folha, vocês estão malucos? Vocês querem intervenção prudente do cara que chefiou o maior esquema de corrupção dos últimos 100 anos? Uma sucessão de escândalos sem paralelo na história ocidental, que vocês noticiaram à exaustão?

Vejam o que vocês deram de manchete em 30/04/2017:

“Cresce percepção de corrupção no governo Lula, mostra Datafolha”.

E essa, assinada pela Renata LoPrete em 06/06/2005:

“Jefferson denuncia mesada paga pelo tesoureiro do PT.”

Vocês foram testemunhas privilegiadas do assalto cometido aos cofres públicos, vocês denunciaram em fartas manchetes e agora vêm se dizer surpresos?

Será que o staff da Folha é tão despreparado que não consegue antever o objetivo explícito em aprovar um projeto de lei que muda a Lei das Estatais e libera o ex-ministro Aloizio Mercadante para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Quais foram os vetores de corrupção no Petrolão? A Petrobras e o BNDES que financiou obras faraônicas no exterior sem que houvesse nenhuma fiscalização e com o previsível calote de bilhões de reais.

A indicação de Aloísio Mercadante é para reativar essas engrenagens que sangram o erário brasileiro.

Não é sem razão que a presidente de Honduras, Xiomara Castro, já anunciou que virá ao Brasil tomar dinheiro emprestado.

E a  Secretária de Energia argentina, Flavia Royón, já anunciou que conseguirá U$ 689 milhões (quase 3 bilhões de reais) do BNDES para financiar gasoduto em seu país. Vocês acham que o companheiro Mercadante será alçado à presidência do banco estatal para dizer não?

Lula e o PT globalizaram a corrupção brasileira como se pode ver nesse trecho escrito por Felipe Bachtold e Gustavo Quierolo em 17/03/2017, na própria Folha de São Paulo:

“Lava Jato completa três anos com frentes dentro e fora do Brasil. A Operação Lava Jato, deflagrada em 17 de março de 2014, chega a seu terceiro aniversário com múltiplas frentes dentro e fora do Brasil que rivalizam em importância com Curitiba, onde a investigação nasceu”.

O mecanismo de corrupção criado pelo PT atingiu absurdos 49 países: Argentina, Angola, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Moçambique, Peru, Venezuela, Republica Dominicana etc.

O G1, outro parceiro da Folha no ‘consórcio de imprensa’, em setembro de 2017 chegou a fazer uma Mapa-múndi da corrupção petista.

Ao final do seu editorial-mea-culpa a Folha diz com rara sinceridade: A chamada frente ampla, que ajudou Lula chegar ao poder, deve encarar a realidade: Lula começa repetindo os erros de Dilma Roussef.

Entretanto, caros amigos da Folha, um simples editorial não basta para aliviá-los de sua responsabilidade. Porque vocês não foram apenas coniventes, vocês foram cúmplices!

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar