desktop_cabecalho

Maduro mantém 274 pessoas presas, afirma ONG

Ler na área do assinante

A ONG Foro Penal, que atua na Venezuela, afirmou, nesta quinta-feira (23), que o governo de Nicolás Maduro matém 274 presos políticos.

Em sua conta no Twitter, a organização garante que eram 275 pessoas detidas até sua última contagem. Mas, um não foi mais encontrado.

Ao todo, Maduro mantém em cárcere 261 homens e 13 mulheres. Cento e vinte e três são civis e os demais militares.

O ditador alega que 120 já foram julgados e condenados. Os demais aguardam decisão, mas seguem presos.

O antigo ditador da Venezuela, Hugo Chávez, morreu no início de 2013. Assim que Maduro assumiu o posto do "padrinho", a população se rebelou e não o queria no poder. Mas, o tirano usou todo o aparato das polícias e, há quase dez anos, já prendeu mais de 15 mil pessoas e 9 mil ainda estão com restrições de liberdade.

Há anos, os familiares dos presos políticos clamam para que nações vizinhas, como o México, façam a intermediação para que Nicolás aceite a proposta dos Estados Unidos e conceda "anistia geral", mas tudo em vão.

Em janeiro deste ano, outra ONG, a Control Ciudadano, contabilizou 27 execuções extrajudiciais. E de 2016 a 2021, 9.211 pessoas foram assassinadas pelas polícias de Maduro: a Faes (Forças de Ações Especiais) e pelo Conas (Comando Nacional Antiextorsão e Sequestro). 

A maioria das execuções ocorre em regiões pobres, tanto nas cidades quanto no interior.

- Trata-se de uma prática comum e frequente nessas regiões, para exercer controle social, conter protestos e impedir a adesão dessas pessoas a convocatórias feitas pela oposição - explicou o pesquisador de Direitos Humano da Universidade de Carabobo, Simón Gómez.

Já garantiu a sua camiseta, bandeira e faixa?

Tudo isso e muito mais você encontra no Shopping Conservador...

A maior loja patriota do Brasil!!

Clique no link abaixo:

https://www.shoppingconservador.com.br/

O Brasil precisa de você!

Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

Assine o JCO:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar