desktop_cabecalho

A nação e os aldrabões: “Que ventre pariu tanta gente ruim?”

Ler na área do assinante

“É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas”. (Mark Twain - Escritor americano).

O texto que você vai ler intercala afirmações de Mangabeira Unger e pontua com afirmações sobre Lula em anos diferenciados, afirmações que espantam, pois os que fazem as declarações são amigos, ministros nomeados e o vice...

Mangabeira Unger foi nomeado por Lula ministro da “Secretaria de Ações a Longo Prazo” e escreveu em 2005 um artigo publicado originalmente na edição de 15/11/2005 do jornal Folha de S Paulo, em que dizia: “Afirmo que o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional…”

- “Afirmo que o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional. Corrupção tanto mais nefasta por servir à compra de congressistas, à politização da Polícia Federal e das agências reguladoras, ao achincalhamento dos partidos políticos e à tentativa de dobrar qualquer instituição do Estado capaz de se contrapor a seus desmandos”.

- “Em 2022, Ciro Gomes (PDT), afirmou que o seu alvo na corrida eleitoral é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 ‘Eu vou pra cima dele (Lula), é o maior corruptor da história brasileira’, disse em entrevista publicada pelo jornal Valor Econômico (17.mai.2021).”

E diz Mangabeira Unger:

- “Afirmo ser obrigação do Congresso Nacional declarar prontamente o impedimento do presidente. As provas acumuladas de seu envolvimento em crimes de responsabilidade podem ainda não bastar para assegurar sua condenação em juízo. Já são, porém, mais do que suficientes para atender ao critério constitucional do impedimento. Desde o primeiro dia de seu mandato o presidente desrespeitou as instituições republicanas. Imiscuiu-se, e deixou que seus mais próximos se imiscuíssem, em disputas e negócios privados. E comandou, com um olho fechado e outro aberto, um aparato político que trocou dinheiro por poder e poder por dinheiro e que depois tentou comprar, com a liberação de recursos orçamentários, apoio para interromper a investigação de seus abusos”.

- Lula é medalha de ouro no ranking mundial da corrupção;/Por Flavio Pereira | 20 de setembro de 2021 (https://www.osul.com.br/afinal-lula-e-medalha-de-ouro-no-ranking-mundial-da-corrupcao/).

Os dez líderes mais corruptos do mundo, com Lula na primeira posição, seriam estes:
– Ex-presidente do Brasil, Lula ($ 206 bilhões – entre 2003 e 2015);
– Ex-presidente da Indonésia, Suharto ($ 15 bilhões – $ 35 bilhões entre 1967 e 1998);
– Ex-presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos ($ 5 bilhões – $ 10 bilhões entre 1972 e 1986);
– Ex-presidente do Zaire, Mobutu Sese Seko ($ 5 bilhões entre 1965 e 1997);
– Ex-chefe de Estado da Nigéria, Sani Abacha ($ 2 bilhões – $ 5 bilhões entre 1993 e 1998);
– Ex-presidente da Iugoslávia e da Sérvia, Slobodan Milošević ($ 1 bilhão entre 1989 e 2000);
– Ex-presidente do Haiti, Jean-Claude Duvalier ($ 300 milhões – $ 800 milhões entre 1971 e 1986);
– Ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori ($ 600 milhões entre 1990 e 2000);
– Ex-primeiro-ministro da Ucrânia, Pavlo Lazarenko ($ 114 milhões – $ 200 milhões entre 1996 e 1997);
– Ex-presidente da Nicarágua, Arnoldo Alemán ($ 100 milhões entre 1997 e 2002);
– Ex-presidente das Filipinas, Joseph Estrada ($ 78 milhões – $ 80 milhões entre 1998 e 2001).

E Mangabeira Unger:

- “Afirmo que a aproximação do fim de seu mandato não é motivo para deixar de declarar o impedimento do presidente, dados a gravidade dos crimes de responsabilidade que ele cometeu e o perigo de que a repetição desses crimes contamine a eleição vindoura. Quem diz que só aos eleitores cabe julgar não compreende as premissas do presidencialismo e não leva a Constituição a sério”.

O Jornal O Globo em 2012, publicou:

- Ex-presidente Lula é eleito a personalidade mais corrupta de 2012.

“Algemas de Ouro” também premiou o senador cassado Demóstenes Torres e o governador Sérgio Cabral. No “Algemas de Ouro” 2012, os manifestantes elogiaram a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) na condução do julgamento do mensalão e lembraram os feitos “históricos” de cada concorrente.

Além de Lula, Demóstenes e Cabral, estavam no pleito o senador Jader Barbalho (PMDB-PA); os deputados federais Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Paulo Maluf (PP-SP); o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e sua ex-companheira de Esplanada, Erenice Guerra; o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido); e o empresário Fernando Cavendish”. (https://oglobo.globo.com/politica/ex-presidente-lula-eleito-personalidade-mais-corrupta-de-2012-7349....

E voltemos a Mangabeira Unger

- “Afirmo que descumpririam seu juramento constitucional e demonstrariam deslealdade para com a República os mandatários que, em nome de lealdade ao presidente, deixassem de exigir seu impedimento. No regime republicano a lealdade às leis se sobrepõe à lealdade aos homens”.

Em 2006, disse Alckmin, no debate do segundo turno de 2006 da TV Bandeirantes:

- “Se há alguém que não tem moral para falar de ética é o governo Lula”

Em 2018, afirmou:

- “Está também em suas mãos evitar que a corrupção e a roubalheira voltem a controlar o país. Evitar a volta do petrolão, evitar o fim da Lava Jato. É você que pode evitar que um preso condenado por corrupção [Lula] seja solto”

E ainda em 2018:

- “Não existe a menor chance de aliança com o PT. Vou disputar e vencer o segundo turno, para recuperar os empregos que eles destruíram saqueando o Brasil. Jamais terão meu apoio para voltar à cena do crime”.

Tornou-se o Vice de Lula. Sim, o Vice de Lula. Hoje, juntos e abraçados riem dos brasileiros e festejam na cena do crime.

Voltemos a Mangabeira Unger:

- “Afirmo que o governo Lula fraudou a vontade dos brasileiros ao radicalizar o projeto que foi eleito para substituir, ameaçando a democracia com o veneno do cinismo. Ao transformar o Brasil no país continental em desenvolvimento que menos cresce, esse projeto impôs mediocridade aos que querem pujança”.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, classificou casos de corrupção dos governos do PT como “vergonhosos”.

“Esses vergonhosos atos de corrupção parlamentar, profundamente lesivos à dignidade do ofício legislativo e à respeitabilidade do Congresso Nacional, alimentados por transações obscuras idealizadas e implementadas em altas esferas governamentais, com o objetivo de fortalecer a base de apoio político e de sustentação legislativa no Parlamento brasileiro, devem ser condenados e punidos com o peso e o rigor das leis desta República, porque significam tentativa imoral e ilícita de manipular, criminosamente, à margem do sistema constitucional, o processo democrático, comprometendo-lhe a integridade, conspurcando-lhe a pureza e suprimindo-lhe os índices essenciais de legitimidade, que representam atributos necessários para justificar a prática honesta e o exercício regular do poder aos olhos dos cidadãos desta Nação”, afirmou o ex-ministro durante o julgamento da Ação Penal 470, na sessão plenária de 1º de outubro de 2012.

Espantosamente o mesmo ex-ministro, declarou voto em Lula:

 “Em defesa da sacralidade da Constituição e das liberdades fundamentais, em prol da dignidade da função política e do decoro no exercício do mandato presidencial e em respeito à inviolabilidade do regime democrático, tenho uma certeza absoluta: não votarei em Jair Bolsonaro. É por tais razões que o meu voto será dado em favor de Lula no primeiro turno”, declarou o ministro aposentado no dia 28 de setembro.

E tome Mangabeira Unger:

- “Afirmo que o presidente, avesso ao trabalho e ao estudo, desatento aos negócios do Estado, fugidio de tudo o que lhe traga dificuldade ou dissabor e orgulhoso de sua própria ignorância, mostrou-se inapto para o cargo sagrado que o povo brasileiro lhe confiou”.

- Em 2 de agosto de 2012, ao ler o relatório da ação do mensalão (AP 470), o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, afirmou que os acusados, como diz a Procuradoria-Geral da República, fazem parte de uma organização criminosa sofisticada, “dividida em setores de atuação, que se estruturou profissionalmente para a prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude”.

O ex-ministro também destacou, na época, que “todos os graves delitos que serão imputados aos denunciados ao longo da presente peça têm início com a vitória eleitoral de 2002 do Partido dos Trabalhadores no plano nacional”. Ele evidenciou que o principal objetivo era garantir a continuidade do projeto de poder do PT, com a compra de suporte político de outros partidos e do financiamento futuro e pagamento de dívidas das próprias campanhas eleitorais.

Em setembro de 2022, em um vídeo que circulou pelas redes sociais, onde destratava Bolsonaro antes do primeiro turno, o ex-ministro reforçou o apoio a Lula e defendeu a vitória do petista no primeiro turno”.

E Mangabeira Unger continua:

- “Afirmo que a oposição praticada pelo PSDB é impostura. Acumpliciados nos mesmos crimes e aderentes ao mesmo projeto, o PT e o PSDB são hoje as duas cabeças do mesmo monstro que sufoca o Brasil. As duas cabeças precisam ser esmagadas juntas”.

- “Mensalão foi um golpe na democracia”, disse em 2012, o ex-ministro Ayres Britto. 

“Com a velha, matreira e renitente inspiração patrimonialista, um projeto de poder foi arquitetado. Não de governo, porque projeto de governo é lícito, mas um projeto de poder que vai muito além de um quadriênio quadruplicado, muito mais de continuidade administrativa. É continuísmo governamental. Golpe, portanto, nesse conteúdo da democracia, que é o republicanismo, que postula renovação dos quadros de dirigentes”.

Em setembro de 2022, por outro lado, Britto declarou voto em Lula:

- “Nesta eleição presidencial já afunilada para dois candidatos, eis a pergunta central: diante de quem a democracia está certa de não sofrer o menor atentado? Resposta: de quem jamais colocou sob suspeita de fraude a urna eletrônica. No caso, Lula, que terá meu voto”.

E Mangabeira Unger continua:

- “Afirmo que as bases sociais do governo Lula são os rentistas, a quem se transferem os recursos pilhados do trabalho e da produção, e os desesperados, de quem se aproveitam, cruelmente, a subjugação econômica e a desinformação política. E que seu inimigo principal são as classes médias, de cuja capacidade para esclarecer a massa popular depende, mais do que nunca, o futuro da República”.

- Em entrevista à BBC Brasil em 2018, o jurista Miguel Reale Júnior afirmou que os acontecimentos que geraram o mandado de prisão de Lula estavam "dentro da normalidade e da legalidade". "O juiz Sergio Moro cumpriu uma ordem do Tribunal Regional Federal da 4ª região, apenas. Era o caminho normal do processo", disse o jurista. Ele reiterou a legitimidade da condenação do ex-presidente.

-"Quem assistiu ao julgamento não pode em sã consciência dizer que não há provas. Estão dizendo que não há documento no nome dele, mas seria ridículo ele colocar o nome em uma propriedade sendo que o crime pelo qual ele é investigado é justamente 'Ocultação de Bens'. Se ele quer ocultar, por que ele colocaria o nome?", disse Reale Júnior.

E chocando o Brasil inteiro, contra o que chama de "obscurantismo", Reale Júnior declarou voto em Lula.

E Mangabeira Unger fecha a tampa do caixão com alguma esperança:

- “Afirmo que a repetição perseverante dessas verdades em todo o país acabará por acender, nos corações dos brasileiros, uma chama que reduzirá a cinzas um sistema que hoje se julga intocável e perpétuo”.

- Em 2006, em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, o ex-presidente da Fernando Henrique Cardoso disse que o PT agiu de forma sistemática no esquema do mensalão. Essa foi a justificava para a declaração dada à revista IstoÉ em que afirmou omseguinte:

“A ética do PT é roubar".

Em 2022, disse Fernando Henrique: 

“Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”.

Em 2018, em uma sabatina organizada pelo Globo, Valor Econômico e revista Época, Marina Silva afirmou acreditar que Lula é corrupto. 

“Ele está sendo punido por graves crimes de corrupção. Sim (eu considero que ele é corrupto)”, disse. Além disso, destacou que não se arrepende de ter apoiado o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “A população com certeza está mais reflexiva. Lula transferiu votos para Dilma (em 2010) e olha o que aconteceu: o Brasil do pleno emprego passou a ter 13 milhões de desempregados”, frisou.

Em 2022 abraçou Lula, votou em Lula e foi nomeada Ministra.

Simone Tebet, no debate da Band com os presidenciáveis do 1° turno, em 2022 neste ano, afirmou:

"A corrupção é fruto de governos passados. A corrupção mata". 

No segundo turno, Tebet não só declarou apoio ao petista como ajudou em sua campanha.

Após a eleição foi constituída Ministra de Lula.

Em 2006, o senador Tasso Jereissati (PSDB) disse que as eleições de 2006 foram as mais corruptas do país, porque o governo de Lula teve irregularidades como os escândalos dos sanguessugas e do mensalão. 

"Estão comprando voto por intermédio das emendas", destacou, na tribuna do Senado. "Infelizmente, institucionalizou-se a corrupção neste país e virou uma verdade nessas eleições. Mensaleiros e sanguessugas serão reeleitos".

Em 2022 apoiou Lula, votou em Lula e disse: 

“..., mas o que está em jogo para nós é a democracia e a democracia acima disso tudo. E esperando que Lula se comprometa com um governo de pacificação”, declarou o senador e ex-presidente do PSDB, em entrevista ao Estadão.

Em 2014, Aloysio Nunes Ferreira, que já foi senador e também ocupou o cargo de ministro das Relações Exteriores do governo de Michel Temer, fez críticas ao governo do PT e disse:

“Não nos interessa saber a cor do papel higiênico que se usa nos palácios. Mas eu lhe digo que nem todo papel higiênico do mundo seria capaz de limpar a sujeira que fizeram na Petrobras nesses últimos 12 anos”, frisou.

Em 2022, ele afirmou que não existia possibilidade de uma terceira via e, por isso, iria apoiar o petista. 

“O segundo turno já começou e eu não só voto no Lula como vou fazer campanha para ele no primeiro turno”, declarou.

Para finalizar a tragédia brasileira o TSE colocou a última a pá de cal sobre a realidade:

“TSE proíbe uso de expressões ‘corrupto’ e ‘ladrão’ a Lula em campanha de Bolsonaro. Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 50 mil por cada divulgação. 20/10/2022 14:01(https://www.jota.info/eleicoes/tse-proibe-uso-de-expressoes-corrupto-e-ladrao-a-lula-em-campanha-de-....

Se você não vomitou até aqui, pense:

“Que ventre pariu tanta gente ruim?
Festejam a vitória de Pirro
Cantam loas aos “chefes” que profanaram o país
Dão vivas às ações covardes
E contradizem tudo aquilo que afirmaram.
Que ventre pariu tanta gente ruim?”
Foto de Carlos Sampaio

Carlos Sampaio

Professor. Pós-graduação em “Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual”. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Ler comentários e comentar