desktop_cabecalho

Crise explode no Chile: Boric tem duas grandes perdas e "farsa" se repete

Ler na área do assinante

No poder há menos de um ano, o jovem esquerdista radical, presidente do Chile, Gabriel Boric, enfrenta mais uma crise.

Neste sábado (7) ele teve que exonerar sua ministra da Justiça, Marcela Rios, por indultos (perdões judiciais) referente às manifestações ocorridas em 2019/20 chamadas no Chile de ‘surto social’.

À época morreram mais de 30 pessoas em consequência de incêndios, atropelamentos e choques com as forças de segurança.

Os confrontos foram tantos e tão violentos que a Policia chilena não conseguiu debelar e pela 1ª vez o exercito teve que sais às ruas desde o fim da ditadura Pinochet em 1990.

 “Por ter havido desordem na execução de minha decisão de conceder indultos e também considerando a necessidade de fortalecer a gestão política do Ministério da Justiça e Direitos Humanos, decidi aceitar a renúncia de Marcela Ríos Tobar de tal pasta”, explicou Boric. 
“Quando ocorrem situações destas características na política, temos de assumir responsabilidades ”, argumentou o presidente a propósito do anúncio do indulto de onze pessoas, quando já eram treze.

O perdão presidencial para os manifestantes foi uma promessa de campanha de Boric – os protestos deixaram cerca de 30 mortos e 400 feridos, especialmente com lesões nos olhos, alvos de munições de borracha atiradas pelos rifles dos agentes de segurança. Ressalte-se que muitos policiais e militares também se feriram, alvos de pedras, coquetéis molotov e outras armas brancas.

A ex-ministra da Justiça e Direitos Humanos, Marcela Rios deverá responder processo federal relativos aos desmandos enquanto ministra. O próprio presidente chileno poderá se tornar réu na mesma ação. 

Boric se viu forçado também a demitir seu braço-direto e chefe de gabinete, Matias Meza-Lopehandia, que o acompanhava há anos. O chefe de gabinete é investigado por pagamentos indevidos aos indultados.

Como a história dos socialistas/comunistas se repete quase que literalmente desde a revolução bolchevique na Rússia em 1917, no Chile um dos indultados era Jorge Mateluna, de um grupo terrorista armado, Frente Patriótica Manuel Rodríguez (FPMR), condenado por assalto a banco em 2013.

Terrorista, assaltante de bancos, beneficiado por um governo esquerdista. Isso te lembra alguma coisa? A história da esquerda é essa no Chile, Venezuela ou Brasil – primeiro ela se repete como farsa, depois como tragédia.

Todos esses socialistas tem interesses macabros no Brasil...

Olavo de Carvalho, quase que como um profeta, revelou tudo isso nas últimas décadas: o avanço da esquerda.

Todas as revelações deixadas por Olavo estão em um arquivo histórico que se transformou em livro: "Foro de São Paulo: A ascensão do comunismo latino-americano".

Quer conhecer essa incrível obra? Clique no link abaixo:

https://www.bibliotecaconservadora.com.br/produtos/o-foro-de-sao-paulo-a-ascensao-do-comunismo-latin...

Vale a pena o investimento!

Você já tem camiseta, bandeira ou boné patriota?

Temos uma novidade incrível: o Shopping Conservador...

Clique no link abaixo:

https://www.shoppingconservador.com.br/

Doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

Assine o JCO:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar