“Extremamente preocupante”, comenta dono do Twitter sobre “regime de censura” no Brasil

Ler na área do assinante

Nesta semana, Glenn Greenwald, jornalista americano radicado no Brasil desde 2005, expôs a opinião sobre as recentes sanções impostas a perfis de redes sociais no Brasil pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

O comunicador mencionou algumas personalidades brasileiras que tiveram as contas bloqueadas nas mídias sociais, como o deputado federal mais votado do Brasil em 2022, Nikolas Ferreira (PL-MG), o podcaster Monark e a influenciadora digital Bárbara Destefani, proprietária do "Te Atualizei", e denunciou o caso no Twitter. 

- O regime de censura no Brasil está crescendo rapidamente. Praticamente, diariamente agora. Acabamos de obter uma ordem de censura que é genuinamente chocante, instruindo várias plataformas de mídia social a remover imediatamente vários políticos e comentaristas proeminentes - comentou.

O dono do Twitter, o bilionário Elon Musk, viu a postagem e respondeu a Glenn:

- Isso é extremamente preocupante - definiu o segundo homem mais rico do mundo.

Elon Musk, que assumiu o comando da plataforma no final de outubro de 2022, colocou em prática uma série de demissões ao redor do mundo, principalmente, dos chamados "censores" que avaliavam o conteúdo que poderia ou não ser divulgado na rede. A ideia do CEO era tornar o Twitter a rede social onde o discurso e a liberdade de expressão não fossem barrados pelo "politicamente correto". Mas, agora, ele encontra um problema ainda maior: Como continuar funcionando num país onde o Poder Judiciário é o controlador de todas as notícias e decide o que é ou não Fake News? 

A tensão toma conta do Brasil e o Jornal da Cidade Online está na "mira" do sistema.

Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.

Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

No plano anual, você ganha uma linda bandeira do Brasil.

Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

Contamos com você!

 

da Redação Ler comentários e comentar