desktop_cabecalho

Com Lula no poder, Agência Brasil se rende à linguagem neutra

Ler na área do assinante

A Agência Brasil, uma empresa de notícias do governo brasileiro criada ainda na Era Vargas e alterada na Gestão Collor de Mello, se rendeu à linguagem neutra após o ex-presidiário Lula (PT) voltar ao poder.

Na semana passada, a agência do Governo Federal cobriu um evento organizado por parlamentares trans eleitos e já no título da matéria utilizou a linguagem mais atrelada a esse público:

- Parlamentares eleites reúnem-se pela primeira vez em Brasília -

O texto em questão fazia referência ao 1º Encontro de LGBT+Eleites, ocorrido de 20 a 21 de janeiro, um pouco antes do Dia Nacional de Visibilidade Trans, que é comemorado em 29 do mesmo mês.

A agência, que sempre foi conhecida por produzir conteúdo jornalístico objetivo e preciso sobre que acontece no país, justificou o emprego da linguagem alinhada à ideologia de gênero e disse que foi usado em virtude das solicitações das ativistas trans.

- A pedido das parlamentares eleites - 

Esta foi a segunda vez que, em menos de um mês, que a agência se envolve em uma polêmica. Dias antes, por orientação do secretário de Comunicação Social da Presidência (Secom), o deputado federal Paulo Pimenta (PT), a empresa passou a chamar de "golpe" o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), ocorrido em 2016.

Após assumir a presidência do Brasil, Lula, que já foi condenado à prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, também ordenou que quase toda a cúpula da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) fosse exonerada. O petista não gostou da forma como a empresa cobriu as manifestações do domingo (8), que acabaram em depredação aos prédios públicos.

Assim, saíram o presidente, o diretor-geral e os diretores de Jornalismo, Administração e Operações. Apenas o diretor de Conteúdo e Programação, Denilson Morales da Silva, continua no cargo.

Para a presidência, o petista indicou a servidora Kariane Costa, que é representante dos empregados no Conselho de Administração da empresa, o Consad, e vinha enfrentando um processo de demissão na casa desde 2021; quando foi acusada de injúria e difamação contra seus superiores.

ATENÇÃO! Estamos vivendo o momento mais crítico de todos os tempos.

A censura está avançando e fazendo vítimas. 

Querem calar o Jornal da Cidade Online e "quebraram as nossas pernas" com a desmonetização de nossas publicidades.

Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.

Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

No PLANO ANUAL, você ganha uma bandeira do Brasil.

Outra maneira de você apoiar o nosso trabalho é comprando algum produto do nosso parceiro e anunciante: Shopping Conservador.

Veja essa linda camiseta em homenagem a Enéas Carneiro:

Para comprá-la, basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaeneas-o-brasil-te-deve-desculpas/p

Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

 

 

 

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar