desktop_cabecalho

Em desespero, governo da Argentina toma medida extrema para tentar conter a inflação

Ler na área do assinante

Com o avanço da inflação na Argentina, o governo do socialista Alberto Fernández tomou um atitude drástica, nesta quinta-feira (2), para barrar a desvalorização da moeda nacional. Como a cédula de 1.000 pesos já estava empobrecida, o ministério da Economia teve uma ideia "brilhante": criar outra que tivesse o dobro do valor.

Nesse caso, seguindo os passos do colega esquerdista Nicolás Maduro, da Venezuela, Fernández tem impresso outras notas para tentar conter os preços dos produtos em seu país e dar ao povo argentino mais poder de compra.

- Enquanto avança o processo de digitalização dos pagamentos, esta cédula vai melhorar o funcionamento dos caixas eletrônicos e, ao mesmo tempo, otimizar a transferência de dinheiro - alegou, em comunicado, a Casa da Moeda.

A nova cédula homenageia a ciência e a Medicina do país e estampa o rosto da primeira médica argentina, Cecilia Grierson, e de um famoso neurocirurgião local, o primeiro ministro da Saúde, Ramón Carrilo.

Na outra face, foi impressa a ilustração do prédio do Instituto Nacional de Microbiologia Dr. Carlos Malbrán, uma das principais instituições de pesquisa e produção de vacinas da Argentina.

A Argentina sofre com uma grave crise econômica há anos, que foi agravada quando o Governo Fernández-Kirchner optou por realizar um dos lockdowns mais severos e prolongados do mundo. O resultado foi que a economia, já frágil, não aguentou: muitas empresas faliram, os preços dispararam e o capital estrangeiro fugiu do país.

Em 2022, Los Hermanos fecharam o ano com uma inflação de 94,8%, a maior em 32 anos e uma das mais altas do mundo, de acordo com dados do Instituto de Estatísticas Indec.

Entre os itens que puxaram a alta, estão o vestuário e o calçado com aumento de 120,8%, seguido de restaurantes e hotéis (108,8%) e habitação e serviços públicos com 80,4%.

A Argentina não descarta criar uma nova cédula valendo 5 mil pesos.

ATENÇÃO! Estamos vivendo o momento mais crítico de todos os tempos.

A censura está avançando e fazendo vítimas. 

Querem calar o Jornal da Cidade Online e "quebraram as nossas pernas" com a desmonetização de nossas publicidades.

Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.

Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

No PLANO ANUAL, você ganha uma bandeira do Brasil.

Outra maneira de você apoiar o nosso trabalho é comprando algum produto do nosso parceiro e anunciante: Shopping Conservador.

Veja essa linda camiseta em homenagem a Enéas Carneiro:

Para comprá-la, basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaeneas-o-brasil-te-deve-desculpas/p

da Redação Ler comentários e comentar