O drama do Wallace Souza: Conselho suspende jogador que pode sofrer banimento e multa milionária

Ler na área do assinante

O Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) suspendeu de forma cautelar o jogador de vôlei Wallace Leandro de Souza, campeão olímpico pela seleção brasileira.

O atleta tem cinco dias para apresentar sua defesa junto ao órgão.

Na última segunda-feira (30), em postagem em sua conta no Instagram, Wallace publicou uma foto sua com arma calibre 12 e abriu uma enquete perguntando:

“Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?”.

No parecer oficial o conselheiro-relator Ney Belo acolheu a representação da Advocacia-Geral da União (AGU) contra a conduta de Wallace, por promover, de forma pública, incitação ao crime.

“No caso em análise, as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças - ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretáveis por se tratar de imagem - foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do país, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrático e escorreito. Fica justificada processualmente, dessa forma, a intervenção da Advocacia Pública nesse feito. Assim, fica acolhida a participação processual da Advocacia Geral da União (AGU) nos termos solicitados”, diz um dos trechos do despacho assinado por Ney Belo.  

O Sada Cruzeiro, clube onde o atleta joga na atual temporada, afastou e suspendeu o jogador  por tempo indeterminado, e exigiu que ele pedisse desculpas. Após a repercussão da postagem, Wallace apagou a publicação e se desculpou, dizendo que não quis “incitar a violência”.

O documento do Conselho de Ética do COB enfatiza também a responsabilidade de atletas olímpicos perante a sociedade, em especial os campeões, pois sua conduta reflete na sociedade.

“O atleta campeão olímpico exerce influência em toda a juventude, que através do esporte vê em seus ídolos um exemplo a ser seguido. Adolescentes observam o atleta com admiração e respeito, e talvez seja esse o único posto - salvaguardada a ficção no cinema - onde heróis são educativos, construtivos e fazem bem para o ideário de um povo”.

Em outro trecho do parecer, Ney Belo elenca estrelas do esporte nacional como exemplos de conduta.

“Roberto Dinamite, Pelé, Maria Lenk, Esther Bueno não tiveram apenas a honra e a glória de serem campeões. Todos tiveram a responsabilidade de educar gerações que precisavam pautar-se por princípios éticos e morais para seguirem na luta pela construção de uma sociedade melhor para todos, não obstante as opções políticas de cada um”.

Entre as punições que estão sendo requeridas no caso de Wallace, está o banimento do atleta do esporte olímpico e pagamento de multas de até R$ 100 mil.

A liberdade de expressão praticada por Wallace Souza, ainda que a consideremos desnecessária e fora de propósito, em função do atual contexto político, é a mesma que foi utilizada durante quatro anos por diversos perfis, contas, veículos de comunicação e figuras da esquerda, incluindo parlamentares, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Diversas vezes ele teve, por exemplo, a veracidade da facada que quase tirou sua vida, durante a campanha em 2018, questionada. Alguns até chegaram a afirmar ‘que ela não foi bem sucedida’. E são incontáveis as vezes em que a morte do capitão foi desejada publicamente, em vídeos, manchetes, textos, filmes e até em supostas performances artísticas. Nenhum dos autores dos 'ataques' foi incomodado, perseguido ou teve suas carreiras destruídas.

Abaixo, mostramos vários exemplos… começando pelas fotos de bastidores da gravação de um filme nacional, em cujo enredo o personagem do presidente da República, uma réplica de Jair Bolsonaro, é 'assassinado' com uma flecha indígena, durante uma motociata.

Para compreender as demais postagens, basta seguir o fio, mas é importante lembrar, antes de concluir esta matéria, que o último atleta da seleção que foi alvo da lacração esquerdopata e acabou ‘expulso’ de sua carreira vitoriosa de maneira injusta, Maurício Souza (também do vôlei), recebeu um grande apoio da sociedade brasileira e foi empossado deputado federal por Minas Gerais, na última quarta-feira (1)

Não existe mais outra saída!

O "sistema" conseguiu o que queria: Calou todas as vozes conservadoras.

Poucos restaram... Nós do Jornal da Cidade Online estamos sobrevivendo com muita dificuldade.

Em agosto de 2021, o TSE "quebrou as nossas pernas" determinando a "desmonetização" do JCO. Desde então, estamos sem receber pelo nosso trabalho.

Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.

Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

No PLANO ANUAL, você ganha uma bandeira do Brasil.

Outra maneira de você apoiar o nosso trabalho é comprando algum produto do nosso parceiro e anunciante: Shopping Conservador.

Veja essa linda camiseta em homenagem a Enéas Carneiro:

Para comprá-la, basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaeneas-o-brasil-te-deve-desculpas/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar