Sob o comando da esquerda, Chile sofre com incêndios de proporções catastróficas e já contabiliza inúmeras mortes

Ler na área do assinante

O Chile, sob o comando do ex-líder estudantil Gabriel Boric, está sendo "dizimado" depois que 204 incêndios atingiram a zona centro-sul do país.

O fogo arrasou uma área equivalente a 47 mil hectares, centenas de casas foram destruídas, 22 pessoas estão feridas e outras 22 morreram. Entre as vítimas, havia uma voluntária do corpo de bombeiro, um piloto e o mecânico do helicóptero que ajudavam no resgate da população.

Os incêndios começaram em áreas de cultivos em virtude de uma onda de calor recorde, acima dos 41ºC, seca extrema e se alastraram pelos bosques rapidamente, chegando até os povoados.

Várias rodovias tiveram o acesso restringido depois que moradores de La Araucanía e Santa Juana tentaram deixar o local, mas morreram alcançados pelas chamas.

O governo chileno vai reforçar os equipamentos de terra e a frota de 63 aeronaves que tem disponíveis para combater os incêndios e disse que o país aguarda retorno de empresas do Brasil e da Argentina para fornecer mais aeronaves. Além disso, Boric assinou contrato para adquirir - em caráter de emergência - um avião Ten Tanker, com capacidade para 36 mil litros de água, que chega nesta segunda-feira (6).

da Redação Ler comentários e comentar