Medida drástica do STF vai possibilitar a apreensão de CNH e passaporte para garantir pagamento de dívida

Ler na área do assinante

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Justiça pode apreender Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passaporte de cidadãos que estiverem com dívidas.

De acordo com os magistrados, essa possibilidade existe e está vigente no Código de Processo Civil, que autoriza o juiz a tomar medidas coercitivas para o cumprimento de ordem judicial.

Assim, a partir de agora, o juiz poderá apreender a CNH, o Passaporte, suspender o direito de dirigir e até proibir a participação em concurso público, se julgar necessário.

O ministro Luiz Fux, que foi relator da ação, disse, no entanto, para os colegas de magistratura terem cautela e evitar "excessiva discricionariedade judicial". Ele alertou os juízes para aplicarem a lei de forma "proporcional" e "menos grave ao infrator".

Fux defendeu a restrição de liberdade e de direitos apenas para quem for devedor de alimentos.

- Nada disso, reitere-se, autoriza o julgador a ignorar as garantias fundamentais do cidadão em prol da adoção de medidas economicamente eficientes, mas constitucionalmente vedadas. Discricionariedade judicial não se confunde com arbitrariedade, de modo que quaisquer abusos poderão e deverão ser coibidos mediante utilização dos meios processuais próprios - avisou.

O Procurador-Geral da República (PGR), Augusto Aras, e a Associação Brasileira de Direito Processual se manifestaram contra a medida e explicaram que a decisão atinge direitos fundamentais como o de ir e vir e circular pelo território nacional. Além disso, ferem o direito patrimonial.

A Advocacia-Geral da União (AGU), indicada pelo PT, se manifestou favoravelmente. 

Não existe mais outra saída!

O "sistema" conseguiu o que queria: Calou todas as vozes conservadoras.

Poucos restaram... Nós do Jornal da Cidade Online estamos sobrevivendo com muita dificuldade.

Em agosto de 2021, o TSE "quebrou as nossas pernas" determinando a "desmonetização" do JCO. Desde então, estamos sem receber pelo nosso trabalho.

Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.

Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra forma? Compre algum produto como a linda camiseta em homenagem a Enéas Carneiro no Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaeneas-o-brasil-te-deve-desculpas/p

Siga o JCO Tiktok:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar