É o fim! Haddad copia modelo econômico falido da Argentina e espera que dê certo

Ler na área do assinante

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, nesta terça-feira (28), duas medidas muito parecidas com o que a falida Argentina colocou em prática e, claro, não deu certo.

Haddad voltou a cobrar impostos federais na gasolina e no etanol na tentativa de aumentar a arrecadação; o que não dá certo e também criou uma outra taxa de 9,2% sobre a exportação de petróleo cru nas petroleiras.

O terceiro mandato do ex-presidiário Lula (PT) estima que vai arrecadar, apenas com o novo imposto, R$ 6,7 bilhões. Para o economista Luis Arthur Nogueira, ouvido pela Jovem Pan, fez um importante alerta no sentido de que a criação de alíquota é "um grande erro" e que "nenhum país sério taxa exportações".

- O Brasil, na verdade, copiou o modelo fracassado da Argentina, que toda vez que precisa de dinheiro taxa exportações - explicou, acrescentando que tabelar o produto na saída do Brasil diminui a competividade com outros concorrentes lá fora.

O professor da PUC-Rio, Edmar de Almeida, concordou com o colega e disse que "a maneira fácil de conseguir dinheiro" é criar um novo imposto. Porém, "abre um precedente perigoso para outros setores".

- O mercado de petróleo é altamente competitivo. Podem ter empresas com contratos de longo prazo (de exportação de petróleo). Não sei se contratos vão permitir repassar ou terá que internalizar os custos. É um custo e elas terão que entender: ou ela repassa e perde competitividade ou vão ter que internalizar - completou Pedro Rodrigues, diretor-executivo do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Não existe mais outra saída!

O "sistema" conseguiu o que queria: Calou todas as vozes conservadoras.

Poucos restaram... Nós do Jornal da Cidade Online estamos sobrevivendo com muita dificuldade.

Em agosto de 2021, o TSE "quebrou as nossas pernas" determinando a "desmonetização" do JCO. Desde então, estamos sem receber pelo nosso trabalho.

Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.

Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra forma? Compre algum produto como a linda camiseta em homenagem a Enéas Carneiro no Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaeneas-o-brasil-te-deve-desculpas/p

Siga o JCO Tiktok:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar