Dois cenários para João Dória: Um sucesso ou um desastre

Ler na área do assinante

O cenário 'Dória Jr bom Prefeito' decorrerá da visão de sustentar a cidade de São Paulo, como cidade mundial, mantendo a sua atratividade para hospedar as sedes continentais das multinacionais.

Irá viabilizar o novo centro, mesmo às custas da continuidade do esvaziamento do centro tradicional e da maior igualdade social. 

Neste sentido será um governo local de direita, com apoio da opinião publicada, mas fortemente contestada pelos movimentos sociais, com apoio político do PT. 

A visão de cidade mundial envolverá o adensamento com verticalização - já previsto no Plano Diretor de Haddad - mas sofrerá forte contestação de urbanistas humanistas. 

O sucesso decorrerá da retomada da dinâmica econômica e geração de mais empregos. 

E de conter o processo de degradação da cidade.

Entregará uma cidade melhor do que vai receber. 

No outro cenário, 'um desastre', Dória Jr assume a Prefeitura e passa a geri-la com as piores das suas características pessoais: certezas absolutas, superficialidade, autossuficiência, centralismo e voluntarismo.

Para corrigir a "besteira" de prometer o congelamento das tarifas fará novas "besteiras". E, em 2018, ao reajustar as tarifas, logo no início do ano, irá sofrer forte reação das ruas. Com ações violentas. O que irá desgastar ainda mais a sua imagem e a do Governador. 

Adotando um perfil gerencial do "manda quem pode, obedece quem tem juízo", "vencer ou vencer", "tem que ser", "vai ser assim por que quero", com a autossuficiência de quem acha que conhece todos os problemas da cidade, tem solução pessoal para tudo, não precisa ouvir ninguém, vai levar três anos para aprender que não é bem assim. Quando aprender estará diante de um final de governo. E com risco de não ser reeleito. Será uma gestão parecida, mas pior do que a de Fernando Haddad.

Para agravar as suas agruras, o esvaziamento econômico da cidade continuará, mesmo com a superação da crise geral. 

Jorge Hori

Foto de Jorge Hori

Jorge Hori

Articulista

Ler comentários e comentar