Tutorial: passo a passo de como fazer a Recuperação de Dados do Linux usando o Recoverit
20/03/2023 às 10:31 Ler na área do assinanteFoto: Pexels
Um dos diferenciais do software da Wondershare Recoverit é a recuperação de dados do Linux e o passo a passo você vê a seguir.
Você sabe como fazer a recuperação de dados Linux, um dos mais utilizados sistemas operacionais de código aberto no mundo? Ainda que o processo pareça complexo, torna-se muito mais fácil, rápido e eficiente com o passo a passo de como recuperar suas informações com o Wondershare Recoverit.
Em primeiro lugar, um sistema operacional de código aberto significa possui um código-fonte que é livre para ser estudado, modificado e distribuído. Por isso, o Linux é largamente utilizado em universidades e órgãos públicos. Porém, torna-se alvo um pouco facilitado para corrompimento e perda de arquivos.
Porém, isso também acontece devido a ataques de malware, falha de hardware ou problemas no sistema. Nada que não se resolva com o Wondershare Recoverit, ampliando a fama do Linux em apresentar estabilidade, segurança e flexibilidade, ocasionalmente demanda a recuperação de dados do Linux. Confira um tutorial de como recuperar seus dados a seguir.
Passo a passo para recuperação de dados Linux usando o Recoverit
Inicialmente, vamos apresentar o Recoverit para ter uma contextualização de sua eficiência enquanto software para recuperação de dados e arquivos. O programa tem a capacidade para restabelecer o acesso a dados hospedados em mais de mil formatos, com taxa de recuperação próxima a 95%.
O software ainda é compatível com Mac, PC, pen drive e disco rígido, comportando até quatro opções diferentes de recuperação. Entre os cenários nos quais o programa funciona, destacamos formatação de disco rígido, falha de disco, controladores com defeito ou malware.
Para se ter uma ideia do modus operandi do sistema, o mesmo consegue operar no modo Scan Profundo, encontrando e recuperando os arquivos perdidos. Além disso, apresenta interface amigável, bem como extensa variedade de sistemas operacionais suportados.
Por isso, o Wondershare Recoverit consta entre os melhores softwares para recuperar dados do Linux disponíveis no mercado.
Tutorial de como recuperar de dados do Linux com Recoverit
Agora que você já conhece o Wondershare Recoverit, chegou a hora de saber como é o processo para recuperar dados no Linux usando o software. Ainda que, para muitos, seja uma operação complexa, você verá que a ferramenta permite que a recuperação seja tão simples quanto nos demais sistemas operacionais.
Logo, trata-se de um software útil para pessoas e organizações usuárias do Linux enquanto SO padrão de suas operações. Assim, veja o passo a passo de como usar o Recoverit para restabelecer dados, arquivos e informações do Linux.
1) Em primeiro lugar, baixe e instale o Recoverit no seu computador;
2) Logo em seguida, abra e clique na opção Recuperação do Linux, localizada na guia NAS e Linux;
3) No próximo passo, conecte a ferramenta ao Sistema Operacional, informando o IP, porta, senha e nome de usuário;
4) Observe que a inicialização do Recoverit é automática, no que toca à busca pelos arquivos perdidos;
5) Quando o processo de localização for finalizado, clique no botão Recuperar para, finalmente, restaurar os dados e informações no Linux.
Importante ressaltar que, para que o processo não seja interrompido ou termine com sucesso, você garanta armazenamento mínimo de 56MB. Além disso, é preciso ter as versões do sistema Linux BRTFS ou FXT4.
É possível manusear o Linux sem perder os dados?
Você já sabe o passo a passo de como fazer a recuperação de dados do Linux usando o Recoverit, certo? Porém, o ideal mesmo é que você não tenha que executar a operação, uma vez que dados são sempre importantes e o melhor é não arriscar perdê-los.
Sendo assim, vale conhecer alguns comandos de utilização do sistema operacional que ajudam a minimizar as chances de perder informações. Por exemplo, para gerenciar seu disco rígido de forma eficaz, pode usar os seguintes comandos:
- Comando # fdisk -l /dev/sda para visualizar partições que os discos rígidos devem usar;
- Comando # mkfs.ext3 /dev/sda7 para a formatação prévia de uma partição;
- Comando # fdisk -s /dev/sda7 4843566 para visualizar o tamanho da partição.
Além disso, a versão GUI do Linux possui uma espécie de lixeira, o que não é encontrado nas anteriores. De qualquer forma, trata-se de um SO aparentemente difícil, mas de ambiente intuitivo.
Conclusão
Em suma, vimos um tutorial simples com o passo a passo reduzido de como fazer a recuperação de dados do Linux usando o Recoverit. Embora pareça inicialmente confuso, o código embaixo evita problemas nos discos rígidos no SO.
Entre suas distribuições mais populares, estão Ubuntu, Fedora e CentOS. Seja qual for a distribuição, é preciso recorrer à recuperação de dados do Linux com o Recoverit porque, sozinho, o SO não consegue.