desktop_cabecalho

Crise: Euro despenca...

Na Grécia, os bancos amanheceram fechados nesta segunda-feira (29)

Ler na área do assinante

O euro, a moeda única europeia, abriu em forte queda no mercado asiático nesta segunda-feira (29), abaixo de US$ 1,1, afetada pelo medo de colapso financeiro da Grécia e temor de uma possível saída do país da zona do euro.

A Grécia enfrenta atualmente "uma queda de braço" com os credores de sua dívida (União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu). O país precisa fechar um acordo com esses credores para obter ajuda financeira e pagar ao FMI a parcela de 1,6 bilhão de euros, cujo prazo vence em 30 de junho. Para receber essa ajuda, a Grécia deve fazer as reformas econômicas que os credores exigem, como aumento de impostos e cortes na aposentadoria - mudanças que o governo se nega a fazer. Caso não haja acordo, a Grécia entra em situação de calote e pode deixar o euro.

Na sexta-feira passada, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, surpreendeu os sócios europeus ao convocar um referendo.

Já aprovada no Parlamento, a consulta pedirá à população que decida se o país deve aceitar ou não as reformas exigidas em troca de ajuda financeira.

A data escolhida para o referendo, porém, foi 5 de julho - depois de vencido o prazo para pagar a dívida, em 30 de junho, dia em que também expira o atual programa de resgate financeiro da Grécia.

Fonte: globo.com

da Redação Ler comentários e comentar