desktop_cabecalho

Morre o mais lendário lutador do Brasil

Ler na área do assinante

O jiu-jitsu perdeu nesta sexta-feira, 28/04, um de seus precursores...

Robson Gracie, aos 88 anos, acabou falecendo.

Em publicação nas redes sociais, sua neta e famosa lutadora, Kyra Gracie definiu o avô como “uma das pessoas mais importantes da minha vida”.

"Hoje, o jiu-jítsu se despede do Grande Mestre Robson Gracie, patriarca da Família Gracie e faixa vermelha", lamentou Kyra.

Aos 88 anos, ele era o integrante vivo mais velho da família real do jiu-jítsu brasileiro. Segundo filho de Carlos Gracie, Robson nasceu no Rio de Janeiro em 1935 e foi presidente da federação de jiu-jítsu do Rio de Janeiro.

O jiu-jitsu é uma arte-marcial de origem japonesa, cujos primeiros registros são do século XIV, durante o período Sengoku quando o país vivia um violento período de guerra civil.

Entretanto as mudanças implementadas pela família Gracie na arte marcial foram tantas e tão eficientes que o jiu-jitsu passou a ser conhecido no exterior como BJJ ou Brazilian Jiu-Jitsu.

O BJJ ou jiu-jtsu-brasileiro, se espalhou pelo mundo após a Rorion Gracie (sobrinho de Robson) criar, em 1993, o campeonato UFC e consequentemente uma nova arte marcial chamada de MMA (que se pode traduzir como Artes Marciais Mistas). 

Com a supremacia do Brazilian Jiu-jitsu sobre as outras artes marciais comprovadas nas primeiras edições do UFC, o legado dos Gracie se popularizou mundo afora e hoje podemos ver a bandeira do Brasil estampada em academias, filmes e documentários espalhados de Nova York até os Emirados Árabes, de Estocolmo até Sidney, na Austrália.

Robson era faixa vermelha de Jiu Jitsu brasileiro (9º grau) e defendeu o nome da família Gracie em lutas de vale tudo na década de 50, atualmente ele é o presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro (FJJ-Rio).

Robson Gracie, assim como seu tio Hélio, também em sua juventude dispunha de um porte físico franzino e baixa estatura, mas compensava a ausência de músculos com muita energia e disposição física.

Ele deixa os filhos Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia e Robson Gracie Jr, além de Ryan Gracie, que faleceu em 2007 dentro de uma delegacia em São Paulo em circunstâncias ainda não esclarecidas.

Precisamos da sua ajuda! Siga nossa nova página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline2

Não existe mais outra saída!

O "sistema" conseguiu o que queria: Calou todas as vozes conservadoras.

Poucos restaram... Nós do Jornal da Cidade Online estamos sobrevivendo com muita dificuldade.

Em agosto de 2021, o TSE "quebrou as nossas pernas" determinando a "desmonetização" do JCO. Desde então, estamos sem receber pelo nosso trabalho.

Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.

Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra forma? Compre a camiseta "Impeachment Já! no Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaimpeachment-ja/p

Siga o JCO no Tiktok:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar