desktop_cabecalho

Lula conspira em Brasília na ausência de Dilma

Ler na área do assinante

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega hoje em Brasília para tomar frente nas articulações do Partido dos Trabalhadores com o objetivo de enfrentar às novas denúncias da operação Lava Jato, feitas pelo empreiteiro Ricardo Pessoa.

Lula, estrategicamente, quer aproveitar a ausência da presidente Dilma, que está nos Estados Unidos.

Ministros petistas defendem uma estratégia conjunta de Dilma e Lula para reagir à crise política e econômica, embora a relação entre os dois esteja estremecida.

O ex-presidente tem feito críticas públicas à condução do governo e a presidente Dilma Roussef.

A crise que atinge o governo se agravou no fim de semana com a revelação de novos detalhes dos depoimentos do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, a procuradores da Operação Lava Jato.

O empresário confessou que pagou propina para fazer negócios com a Petrobras e relatou encontros em que discutiu contribuições políticas com os ministros Aloizio Mercadante, chefe da Casa Civil, e Edinho Silva, da Secretaria de Comunicação Social.

Em conversas reservadas, petistas dizem que aguardam acesso ao teor integral dos depoimentos de Pessoa. Mercadante teve de cancelar sua viagem com Dilma aos EUA para se defender, junto com Edinho e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Dilma manteve distância dos jornalistas neste domingo (28). Ela se reuniu a portas fechadas com um grupo de empresários em Nova York, almoçou no hotel, saiu para passear e recolheu-se depois de três horas sem ser vista. Por telefone, a presidente foi informada da ida de Lula à Brasília para reuniões com membros PT.

Pelo visto, Lula pressente que chegou a hora do "salve-se que puder". 

da Redação Ler comentários e comentar