desktop_cabecalho

Morre Palmirinha, a ‘vovó cozinheira' mais famosa da TV Brasileira

Ler na área do assinante

Faleceu às 11h20 deste domingo (7), a culinarista, cozinheira e apresentadora de TV Palmirinha Onofre, conhecida pelo primeiro nome e por sua imensa simpatia e carisma, nas mais de três décadas em que esteve presente nas telinhas.

Com 91 anos de idade, ela estava internada desde o dia 11 de abril, com problemas renais, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na capital paulista.

Palmirinha deixa três filhas, Tânia, Sandra e Nancy, a razão, aliás, que a fez se tornar conhecida, ainda em 1992, quando participou de um quadro na TV como convidada.

A cozinheira fazia doces e salgados para sustentar a família, logo após se divorciar do marido e sugriu no programa de Silvia Poppovic para contar sua história. Além de presentear poppovic com uma cesta de guloseimas, acabou chamando a atenção, despertando o interesse de Ana Maria Braga, no programa Note e Anote, da TV Record. Cinco anos depois ela assinou com a TV Gazeta onde permaneceu por 13 anos. Depois desse período, ela passou por outras emissoras na TV a Cabo, incluindo a  TV Culinária, onde mostrava o passo-a-passo de receitas e tirava dúvidas dos telespectadores. 

Consternada, a família publicou uma longa mensagem do Instagram da apresentadora, onde ressalta o quanto ela querida:

"Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava".
"Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida".

Clique abaixo e confira, na íntegra:

da Redação Ler comentários e comentar