desktop_cabecalho

Governo Lula deixa ‘acabar’ insulina e, desesperado, compra produto da China sem licitação ou registro na Anvisa

Ler na área do assinante

A socióloga Nísia Trindade, atual ministra da Saúde do governo do descondenado Lula, acaba de aprovar a compra emergencial de ‘insulina de ação rápida’ proveniente da China.

O medicamento distribuído na rede de saúde pública por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) é essencial para o controle de diabetes e sua falta pode, muitas vezes, levar o paciente à morte.

Pois, foi justamente a falta da medicação em diversas regiões do país que levou à compra do produto diretamente do laboratório chinês Globalx Technology Limited, que não tem registro da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão que ganhou grande notoriedade durante todo o advento da pandemia, destacando-se pelo controle rígido sobre medicamentos que poderiam ou não ser prescritos aos doentes de Covid-19 ou sobre a liberação de vacinas.

A notícia foi divulgada pelo jornal O Globo e dá conta o estoque de insulina atingiu níveis alarmantes nos estados de São Paulo, Rondônia, Rio Grande do Sul, Ceará, Acre e Goiás.

Segundo a reportagem, a cidade goiana de Anápolis não tem mais o produto nas prateleiras dos postos de saúde pública desde fevereiro.

“Nos dois últimos pregões abertos pelo Ministério da Saúde, a pasta não conseguiu comprar o medicamento de empresas registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em nota publicada no início de abril, o ministério admitiu que o estoque de insulina rápida acabaria a partir de maio”, diz uma outra reportagem publicada no site da Revista Oeste.

A compra emergencial de 1,3 milhões de tubetes de insulina, realizada no último dia 20 de abril, foi a “solução” encontrada pelo governo.

O caso chamou a atenção da Sociedade Brasileira de Diabetes, que questiona a qualidade da insulina adquirida, e também do Tribunal de Contas da União (TCU), que já havia alertado o ministério da Saúde, ainda em março deste ano, sobre o risco de faltar o medicamento

A Corte realizará uma fiscalização, a pedido do Congresso Nacional, com o objetivo de apurar irregularidades na compra, entrega e armazenamento da insulina.

Eis uma pequena amostra da incapacidade do governo que jura ‘defender a ciência’.

Preste muito a atenção: O Jornal da Cidade Online PRECISA DE SUA AJUDA!

Em 2021, o TSE determinou a nossa "desmonetização" e, com isso, “quebrou as nossas pernas”.

Para nos ajudar é muito simples, basta assinar o JCO por apenas R$ 11,99 mensais. Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Você terá acesso a conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.

Outra maneira de apoiar o JCO é comprando a camiseta "Impeachment Já!” no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaimpeachment-ja/p

Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.

Contamos com você nessa batalha cruel!

da Redação Ler comentários e comentar