Com Lula, desemprego sobe em 15 estados e no DF

Ler na área do assinante

Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (18), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base na pesquisa da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, de janeiro a março de 2023.

Segundo o IBGE, houve aumento na taxa de desocupação e queda da ocupação, de forma simultânea, em 16 das 27 Unidades da Federação.

Os estados com as maiores taxas de desocupação foram Bahia (14,4%), Pernambuco (14,1%) e Amapá (12,2%). Na outra ponta estão Rondônia (3,2%), Santa Catarina (3,8%) e Mato Grosso (4,5%).

Nos recortes sociais, a taxa de desocupação foi de 7,2% para os homens e 10,8% para as mulheres. Já a divisão por cor ou raça tem resultados abaixo da média nacional (de 8,8%) para os brancos (6,8%) e acima para os pretos (11,3%) e pardos (10,1%).

Em relação ao trimestre anterior, de outubro e dezembro de 2022, o período traz aumento de 0,9 ponto percentual (7,9%) na taxa de desocupação, o equivalente a 860 mil pessoas a mais na fila da busca por emprego. No total, são 9,4 milhões de pessoas sem trabalho o país comandado pelo presidente Lula.

O ‘aumento do desemprego’ ocorre após um ano de 2022 em que o país apresentou uma recuperação surpreendente, sob o comando do ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, após o período de recessão mundial.

Juntos, eles enfrentaram e venceram uma recessão mundial em função da crise de saúde causada pela pandemia do Covid-19. Aqui no Brasil, houve ainda a tal política do ‘fique em casa’, que levou milhares de empresas a fecharem suas portas, e que foi combatida por Bolsonaro e Guedes.

Mas agora, mesmo com a 'casa em ordem' deixada por seus antecessores, vemos o país do descondenado rumo ao desastre... nada que já não fosse esperado.

Preste muito a atenção: O Jornal da Cidade Online PRECISA DE SUA AJUDA!

Em 2021, o TSE determinou a nossa "desmonetização" e, com isso, “quebrou as nossas pernas”.

Para nos ajudar é muito simples, basta assinar o JCO por apenas R$ 11,99 mensais. Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Você terá acesso a conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.

Outra maneira de apoiar o JCO é comprando a camiseta "Impeachment Já!” no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaimpeachment-ja/p

Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.

Contamos com você nessa batalha cruel!

Fonte: G1

da Redação Ler comentários e comentar