desktop_cabecalho

Joice, sumida, esquecida, desmoralizada e denunciada

Ler na área do assinante

Não me lembro de um mandato mais decepcionante do que o da ex-deputada federal Joice Hasselmann. Eleita com mais de um milhão de votos em 2018, Joice cometeu todos os erros possíveis para um parlamentar iniciante.

A resposta do eleitorado paulista foi implacável, em 2022 Joyce menos 1,3% dos votos da eleição anterior.

Um vexame colossal.

Agora Joice Hasselmann está sendo acusada de se apropriar do salário de uma ex-assessora para o pagamento de gastos pessoais, como o combustível do carro, mensalidade da faculdade e até ração dos gatos da filha. A possível prática de rachadinha uma acusação que ela fez dezenas de vezes contra o senador Flavio Bolsonaro. É amiga, a política pune.

A ex-assessora, Juliana Christine Pereira Bejes, que trabalhou com Joice durante um ano e oito meses, em apenas dois meses a ex-parlamentar não se apropriou de seu salário. Nas outras ocasiões, segundo a ex-assessora, os valores, que incluíam até o auxílio-creche, eram repassados para a ex-chefe. As quantias mensais equivaliam a cerca de R$ 13,5 mil.

Segundo o portal UOL, a ex-funcionária de Joice encaminhou a denúncia para o Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo. Na reportagem publicada pelo veículo, constam diversas notas fiscais, faturas de cartão de crédito e extratos de Pix que seriam as provas que sustentariam a versão da ex-assessora.

Juliana pagava despesas particulares da ex-deputada como forma de devolver o salário. A ex-funcionária diz que Joice pedia foto das notas fiscais para solicitar o reembolso pela Câmara dos Deputados. Pelo menos um dos casos está documentado numa nota fiscal de R$ 379,53 que consta no sistema de cota parlamentar da Câmara. O documento mostra que Joice foi reembolsada por um abastecimento na cidade de São Paulo em 30 de agosto de 2021. Juliana afirma que foi seu salário que bancou a despesa.

Para provar sua acusação a ex-assessora mostrou sua fatura do cartão de crédito que mostrava uma despesa em valor igual ao abastecimento de Joice. Além disso, o estabelecimento, a data da transação e a bandeira usadas são as mesmas do cartão da ex-assessora. Porém esses casos são complexos já que 90% das transações são feitas em dinheiro vivo, exatamente para encobrir os rastros.

A polemica Joice – hoje atuando como influencer na área de fitness – negou as acusações e disse que Juliana e o marido forjaram provas para tentar tirar dinheiro dela após a derrota nas eleições de 2022. A ex-parlamentar ainda disse que vai acionar a polícia para denunciar o ocorrido. 

A assessoria de comunicação do Ministério Público Federal confirma que recebeu os documentos de Juliana. Os procuradores ainda avaliam o conteúdo das denúncias feitas pela ex-assessora da ex-deputada para decidir quais medidas vão adotar.

Não dava para ser mais melancólico o fim da carreira política da outrora poderosa, Joice Hasselmann.

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar