desktop_cabecalho

Lula inaugura fábrica de empresário que pagou propina a secretários de Celso Daniel, e velhos fantasmas ressurgem

Ler na área do assinante

A notícia foi publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, neste sábado (3).

Segundo a reportagem, a fábrica de ônibus elétricos Eletra – Tecnologia de Tração Elétrica, no município de São Bernardo, no ABC Paulista, inaugurada neste final de semana com a presença do descondenado Lula, e do vice-presidente da República, e também ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, pertence a João Antonio Setti Braga.

O empresário admitiu ter feito pagamentos de R$ 2,5 milhões em propina a secretários de governo de Celso Daniel, na época em que ele era o prefeito da cidade de Santo André, na mesma época em que o político acabaria vítima de uma trama que levou ao seu assassinato.

“Sócio da Eletra, foi personagem em um dos primeiros casos de denúncias de corrupção em gestões petistas, antes de Lula ser eleito pela primeira vez, em 2002. Em julho daquele ano, em período de campanha presidencial, ele prestou depoimento à comissão parlamentar de inquérito criada na Câmara Municipal de Santo André para investigar o pagamento de propinas a agentes da gestão Celso Daniel (PT), morto em janeiro daquele ano”, esclarece a reportagem.

Segundo a publicação, Setti Braga chegou a especular, durante seus depoimentos, que a morte de Celso Daniel teria sido por “queima de arquivo – o que nunca foi comprovado pelas autoridades responsáveis pela investigação.”:

"Esta versão foi endossada anos depois, quando o empresário a reiterou à CPI dos Bingos no Congresso Nacional, que ficou conhecida por apurar esquemas que ligavam políticos à máfia de caça níqueis ligada ao contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Os fatos envolviam uma outra empresa de viação da família."

O empresário, curiosamente, não estava presente na inauguração, e foi representado por um parente:

“Lula participou de uma conversa breve com executivos do grupo. A irmã de Setti Braga, Maria Beatriz – sua sócia na companhia -, participou da reunião com o presidente. Por motivos de saúde, segundo uma fonte ligada à diretoria da Eletra, Setti Braga não estava presente. O petista ganhou miniatura do ônibus da Eletra. Lula disse que Maria Beatriz é pioneira no setor de veículos elétricos, destacando conhecê-la há 20 anos”, conclui a matéria do jornal, destacando que procurou Setti Braga para que pudesse expor sua versão dos fatos, mas que não obteve resposta.

É impressionante como a historia parece se repetir, com a volta de antigos personagens e das velhas práticas… É como em um filme de terror, onde os fantasmas fazem questão de assombrar e até ‘os mortos levantam de seus túmulos’.

Preste muito a atenção: O Jornal da Cidade Online PRECISA DE SUA AJUDA!

Em 2021, o TSE determinou a nossa "desmonetização" e, com isso, “quebrou as nossas pernas”.

Para nos ajudar é muito simples, basta assinar o JCO por apenas R$ 11,99 mensais. Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Você terá acesso a conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.

Outra maneira de apoiar o JCO é comprando a camiseta "Impeachment Já!” no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaimpeachment-ja/p

Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.

Contamos com você nessa batalha cruel!

da Redação Ler comentários e comentar