desktop_cabecalho

São Paulo terá que indenizar estudante da UNE preso há 55 anos e surge uma questão sobre o 8 de janeiro

Ler na área do assinante

Vlademir Salomão do Amarante tinha 22 anos de idade quando participou do lendário 30º Congresso da União Nacional do Estudantes (UNE), em 12 de outubro de 1968.

Ele e mais 700 estudantes foram presos pelo regime militar à época.

A Justiça condenou o governo de São Paulo a indenizar Vlademir em R$ 50 mil reais, pelo fato acontecido há 55 anos.

A defesa de Vlademir alega que ele teria ficado 24 dias na cadeia, tendo sido torturado, segundo a Justiça. Em razão do indiciamento criminal, também perdeu o emprego no hospital em que trabalhava, por isso o magistrado condenou o estado de SP.

Amarante disse que foi preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops-SP) e conduzido para Florianópolis, em Santa Catarina, durante o regime militar. 

O governo paulista se defendeu no processo argumentando que ele ficou “enclausurado em São Paulo por apenas quatro dias” e que Amarante não comprovou ter sido vítima de tortura física e psicológica nesse período.

O Estado citou que Amarante entrou com pedido de indenizações em outros Estados — como Paraná e Santa Catarina — por violações durante o regime militar e que ele “pretende se locupletar de forma indevida”.

O que nos leva a seguinte questão, o que será que daqui a 50 anos alguns dos mais de 1.000 presos em decorrência do vandalismo promovido em 8 de janeiro desse ano, vão receber?

Vão receber?

Eles ficaram bem mais que 24 dias presos.

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar