O Globo se cansa das manobras de Lula e o "fantasma" do Mensalão volta a assombrar Brasília

Ler na área do assinante

O veterano colunista do O Globo, Carlos Alberto Sardenberg, afirma que o Governo Lula tá mais perdido que cego em tiroteio na sua busca por apoio, tanto no Senado, como na Câmara dos Deputados.

Sardenberg aponta que para ter um mínimo de ‘governabilidade’ Lula tem de comprar apoio no Congresso, via distribuição de emendas e cargos.

Exatamente o que Lula fez desde 2003. Foi exatamente para isso que foi criado um gigantesco esquema de corrupção chamado "Mensalão" – escândalo que só veio à tona graças ao ex-deputado Roberto Jefferson, que revelou, em junho de 2005, que o PT pagava a vários deputados 30 mil reais por mês para votar pela aprovação de projetos de interesse do partido na Câmara dos Deputados. Lula era o presidente à época.

MAIORIAS COMPRADAS

Com o sugestivo título “Maiorias Compradas” publicada no jornal O Globo neste sábado (10), Sardenberg opina que o governo Lula (PT) “está bem perdido” na busca de apoio no Congresso e, por isso, tem recorrido ao pior meio para formar maioria em projetos governistas, a distribuição de vantagens pessoais para os parlamentares em troca de apoio pontual aos projetos do Planalto.

Em seu texto, Sardenberg constata que o governo federal tem se mostrado desorientado em suas propostas e, por consequência, não consegue se estabelecer no Congresso. Para o colunista esse núcleo não precisa ser maioria no Congresso, uma solidez política suficiente para “atrair outros partidos e formar maiorias, ainda que caso a caso”:

"Partindo desses parâmetros, o governo Lula está bem perdido. Primeiro, porque não tem esse núcleo duro, nem no grupo de partidos que supostamente estão no governo, nem no próprio PT. Há divergências importantes em questões essenciais", pontua Sardenberg.

A exploração de petróleo no litoral do Amapá é um exemplo do desentrosamento da equipe de Lula, pois tem sido alvo de disputas dentro do próprio governo e parece longe de um consenso.

"A Petrobras, controlada pelo PT, quer porque quer explorar o petróleo da Margem Equatorial, área do litoral que vai do Amapá até o Rio Grande do Norte, onde se estima haver uma fortuna de 15 bilhões de barris, um novo pré-sal. O Ibama, controlado pela ministra Marina Silva, da Rede, aliada do PT, negou licença para a exploração inicial de um poço no litoral do Amapá", assinala o jornalista.

Segundo o colunista, o próprio Lula é dúbio sobre o tema. Por um lado, ele olha com cobiça para a exploração do petróleo, ao mesmo tempo o presidente tenta “mostrar ao mundo credenciais ambientalistas”. 

Certamente, o fantasma do Mensalão está voltando a assombrar Brasília.

Falando em "fantasma", recentemente um livro impactante foi lançado com o nome O "Fantasma" Do Alvorada - A Volta À Cena Do Crime.

Veja a capa do livro:

Um verdadeiro documento histórico, a obra tem uma narrativa envolvente, desvenda as estratégias e manobras utilizadas pelo "sistema".

Segredos, diálogos e ações que foram mantidos em sigilo até o momento, finalmente, estão vindo à tona.

Para finalizar, o "plano" de Geraldo Alckmin é revelado ao Brasil...

Por que o ex-tucano se aproximou do ex-presidiário e o que vai acontecer nos próximos meses...?

Tudo isso é revelado no livro! 

Aproveite para ter acesso a esse conteúdo antes que a censura proíba. Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Um investimento que pode mudar a sua vida!

Preste muito a atenção: O Jornal da Cidade Online PRECISA DE SUA AJUDA!

Em 2021, o TSE determinou a nossa "desmonetização" e, com isso, “quebrou as nossas pernas”.

Para nos ajudar é muito simples, basta assinar o JCO por apenas R$ 11,99 mensais. Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Você terá acesso a conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.

Outra maneira de apoiar o JCO é comprando a camiseta "8 de Janeiro, Eu Sei a Verdade” no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculina08-de-janeiro-preta/p

Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.

Contamos com você nessa batalha cruel!

da Redação Ler comentários e comentar