desktop_cabecalho

Mais uma acertada previsão de Bolsonaro: O êxodo argentino no Rio Grande do Sul

Ler na área do assinante

Em 12 de agosto de 2019, por conta das eleições argentinas, Bolsonaro profetizou:

“RS pode virar Roraima se a esquerda for eleita na Argentina”.

O ex-presidente Jair Bolsonaro na ocasião de uma visita ao Rio Grande do Sul afirmou que o RS poderia se tornar "um novo estado de Roraima", caso a esquerda vencesse as eleições na Argentina, o que de fato aconteceu.

Essas observações foram feitas pelo ex-presidente ao comentar sobre o pleito que seria realizado no país vizinho.

Roraima faz fronteira com a Venezuela e sofre com o intenso fluxo de imigrantes vindos do país, que sofre com a crise econômica.

"Não se esqueçam da Argentina, e o que aconteceu nas eleições. A turma da Cristina Kirchner, que é a mesma de Dilma Rousseff, [Nicolás] Maduro, [Hugo] Chávez e Fidel Castro, deu sinal de vida aqui. Povo gaúcho, se essa 'esquerdalha' voltar na Argentina nós poderemos ter, sim, no Rio Grande do Sul um novo estado de Roraima e não queremos isso", emendou Bolsonaro em Pelotas (RS).

Fugindo da crise econômica, os argentinos, em julho de 2021, já buscavam reorganizar suas vidas fugindo da crise e se instalando no Brasil.

Imigrantes enfrentavam travessias arriscadas para chegar ao país. E as pessoas davam dicas para quem quisesse deixar o país vizinho e encontrar refúgio em cidades brasileiras

Desde 2018, a partir das eleições e da vitória da esquerda, a Argentina enfrenta uma recessão profunda, com preços nas alturas, aumento de impostos, controle rígido do capital e uma moeda fraca e desvalorizada internacionalmente.

Para fugir da crise econômica e das péssimas condições de trabalho do país, famílias inteiras embarcam em jornadas arriscadas até o Brasil.

Em reportagem local, conta-se que uma família composta por seis pessoas atravessou um rio em uma balsa improvisada na fronteira com a Bolívia para depois chegar ao Paraguai e só então ingressar legalmente no país.

Para essas pessoas a mudança simboliza a possibilidade de um futuro melhor, quase um milagre.

“É uma maravilha. Não nos sentimos estrangeiros ou invasores, que era esse um medo nosso ou, que o povo interpretasse que viemos para invadir, para roubar.”

E prossegue:

“Não, não. Viemos para somar”.

E Bolsonaro pontuou:

“Se em algum momento abrir alguma fronteira, vai ter uma explosão de imigração, as pessoas vão deixar tudo o que possuíam e virão para cá respirar liberdade”.

Em junho, o Índice de Preços ao Consumidor da Argentina subiu 3,2%, na comparação com o mês anterior. Em 12 meses, a inflação no país chegou a 50,2%.

Hoje a inflação já supera os 100%.

Com a reaproximação dos líderes e de vertentes políticas, estima-se que as fronteiras ficarão mais flexíveis, o que deve proporcionar essa propalada invasão.

Nem assim os governantes se dão conta de que suas estratégias de governo são um fiasco.

O que se pode presumir e tentar especular é para onde irão os brasileiros quando a argentização e ou a venezuelação atingirem graus insuportáveis por aqui.

Na verdade, na América do Sul está cada vez mais difícil ter para onde correr.

Jayme Rizolli. Jornalista.

Siga a página do Jornal do Agro Online no Facebook, parceiro do JCO:

https://www.facebook.com/p/Jornal-do-Agro-Online-100090837996028/

Preste muito a atenção: O Jornal da Cidade Online PRECISA DE SUA AJUDA!

Em 2021, o TSE determinou a nossa "desmonetização" e, com isso, “quebrou as nossas pernas”.

Para nos ajudar é muito simples, basta assinar o JCO por apenas R$ 11,99 mensais. Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Você terá acesso a conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.

Outra maneira de apoiar o JCO é comprando a camiseta "8 de Janeiro, Eu Sei a Verdade” no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculina08-de-janeiro-preta/p

Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.

Contamos com você nessa batalha cruel!

Ler comentários e comentar