desktop_cabecalho

URGENTE: Na Rússia, tentativa de golpe contra Putin (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo mercenário Wagner, que apoia a Rússia na guerra, se desentendeu com o governo do país nesta sexta-feira (23).

Ele acusa as forças da Rússia de atacar seus mercenários e ameaçou com represálias, segundo informações do New York Times.

Os generais russos afirmam que Prigozhin tenta arquitetar um golpe contra o presidente Vladimir Putin.

De acordo com o NYT, as autoridades russas abriram uma investigação sobre o chefe dos mercenários do Wagner por “organizar uma rebelião armada”.

Essa apuração pode resultar em até 20 anos de prisão. Um dos homens mais poderosos da Rússia, Prigozhin fez uma série de acusações contra os generais do país, afirmando que eles enganam Putin sobre a real situação no front de batalha.

Segundo o jornal americano, com informações sobre um possível golpe, a Rússia mandou veículos blindados para as ruas de Moscou e uma cidade do sul da Rússia, perto da fronteira com a Ucrânia, após Prigozhin ameaçar represálias aos militares alinhados com Putin.

O jornal diz ainda que não existem relatos de conflitos em ruas da capital ou de outras cidades russas. Vídeos que circulam amplamente em redes sociais indicam, porém, que veículos blindados militares e da guarda nacional ocupam vias de Moscou e em Rostov-on-Don, no sul da Rússia. Esse ponto fica próximo à linha de frente na Ucrânia. Ali, relata o NYT, caças de Prigozhin estão preparados para um possível ataque.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, iniciando a guerra contra o país vizinho.

Seria uma ação “relâmpago” para ocupar o território ucraniano.

A previsão era de que a operação fosse rápida, mas o conflito já se estende por dezesseis meses, deixando milhares de mortos.

A guerra e seus efeitos vão desde a crise de refugiados até elevação dos índices de inflação e mudanças drásticas do comércio internacional de commodities e insumos.

Um golpe contra Putin levaria a mais um abalo no mercado internacional, mexendo em preços de ativos, no comércio internacional e no preço do petróleo.

da Redação Ler comentários e comentar