desktop_cabecalho

Em famoso jornal europeu, Lula vira "chacota" internacional

Ler na área do assinante

O cinquentenário jornal francês Libération (referência para esquerda global) mostrou uma foto de Lula da Silva (PT) na capa de sua edição desta sexta-feira (23/06).

Porém, a manchete não era o que a esquerda brasileira estava esperando:

 "Lula, a decepção". A manchete do jornal parisiense atesta o fracasso das excursões de Lula mundo afora. 

O Liberátion ainda ironiza citando um brasileiro que perguntou ao presidente ‘Ei, Lula, quando você vai visitar o Brasil?’

A publicação afirma que o presidente brasileiro seria um “falso amigo do ocidente”.

Uma das principais razões para isso seriam a simpatia de Lula por autocratas e ditadores como Xi Jiping, Maduro e Vladimir Putin.

O desinteresse de Lula num dialogo com a Ucrânia também pesou nessa analise negativa.

Nas palavras do Liberátion:

“O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos, especialmente quando se trata de ostracizar o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada de uma invasão intolerável da Ucrânia”.

NOS EUA, A BATATA DE LULA TAMBÉM TÁ ASSANDO

Paralelamente, nos Estados Unidos aumenta a pressão sobre a equipe do presidente Joe Biden para saber detalhes sobre o ‘suposto apoio’ a Lula onde teriam sido usados agentes da CIA, diplomatas e até medalhões das Forças Armadas americanas para pressionar e intimidar aliados de Bolsonaro durante o processo eleitoral.

Não que os americanos, Republicanos ou Democratas, se melindrem de interferir nas questões internas de nações soberanas, isso é recorrente para eles.

A questão é porque o gabinete de Joe Biden apoiou a eleição de um presidente abertamente socialista, que critica os Estados Unidos em todas reuniões de cúpula e que é admirador assumido de Putin e Xi-Jiping, arqui-inimigos dos EUA .

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar