"Somos os maiores latifundiários, mas não podemos progredir", diz cacique em impactante depoimento (veja o vídeo)

Ler na área do assinante
"Nós somos considerados indivíduos a margem da sociedade. Por que demais cidadãos brasileiros tem direito a terra com titulo definitivo, direito a um financiamento para empreender, para progredir economicamente e o Indio não tem este direito, o que faria de nós tão diferente e não iria nos marginalizar. "
"Quando a gente busca uma forma de se inserir no mercado de trabalho, a gente se depara com um aparelhamento do Estado que vai contra a demanda da população (indígena). A Fundação Nacional do Indio, ela tem sido uma barreira"
"Ela (FUNAI) toma suas decisões em uma politica indigenista ultrapassada, arcaica."

Essas afirmações são do Cacique Taxaua Lupedro, importante liderança indígena da aldeia Raposa Serra do Sol e que tem se destacado por reivindicar que os povos originários tenham o direito de ‘se libertar das amarras impostas pelo estado paternalista’ e possam progredir, trabalhar e produzir o próprio sustento, como ‘donos de suas terras’.

A crítica é pela insistência do atual governo e das ONGs que, historicamente, insistem nas demarcações e criações de novas reservas.

Nós somos os maiores latifundiários, porém pobres. Eu não posso chegar a uma instituição de financiamento e, com um documento que não existe, conseguir um financiamento para investimento em qualquer área na terra indígena. Diferentemente de um não indígena que possui o titulo definivo de uma terra, faz um financiamento e vai progredindo, desenvolvendo e empreendendo”, disse o cacique em entrevista à Web TVCH, que mantém um canal no YouTube.

Vale lembrar ainda que o STF poderá, a qualquer momento, derrubar o Marco Temporal de demarcação de terras indígenas que determinou que novas demarcações de reservas só poderiam ser realizadas em caso de comprovação de que o local estivesse ocupado por povos originários até a data da promulgação da Constituição de 1988.

Uma revelação impactante, mas que seguirá ignorada solenemente pelo governo do descondenado Lula e outros setores 'lacradores' dos Três Poderes.

Assista:

Siga a página do Jornal do Agro Online no Facebook, parceiro do JCO:

https://www.facebook.com/p/Jornal-do-Agro-Online-100090837996028/

Preste muito a atenção: O Jornal da Cidade Online PRECISA DE SUA AJUDA!

Em 2021, o TSE determinou a nossa "desmonetização" e, com isso, “quebrou as nossas pernas”.

Para nos ajudar é muito simples, basta assinar o JCO por apenas R$ 11,99 mensais. Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Você terá acesso a conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.

Outra maneira de apoiar o JCO é comprando a camiseta "8 de Janeiro, Eu Sei a Verdade” no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculina08-de-janeiro-preta/p

Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.

Contamos com você nessa batalha cruel!

da Redação Ler comentários e comentar