Surge mais um escândalo no governo e ministra da Saúde de Lula tem ‘cabeça à prêmio’

Ler na área do assinante

Segundo notícia publicada na revista Veja, a ministra da Saúde do governo do descondenado Lula, Nísia Trindade, pode estar com os dias contados no cargo.

O motivo é um relatório apresentado pelo Tribunal de Contas da União que apontou desvio milionário de verba pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ainda no período em que a socióloga presidia o órgão:

“Em 2014, o Ministério da Justiça contratou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para fazer uma pesquisa sobre o uso de drogas no Brasil. Concluído em 2019, já durante o governo de Jair Bolsonaro, o levantamento ouviu 16 000 pessoas e constatou que 9,9% dos brasileiros na faixa etária de 12 a 65 anos já haviam experimentado alguma substância ilícita. O trabalho, porém, foi considerado tecnicamente superficial, uma vez que a metodologia utilizada impediria a comparação com resultados anteriores, prejudicando o objetivo final, que era descobrir se o consumo de drogas no país estaria ou não em escala ascendente. Na época, houve bate-boca e troca de acusações entre autoridades. A confusão acabou resultando em um processo administrativo, concluído no fim do ano passado, que determinou que a Fiocruz devolvesse 11 milhões de reais aos cofres públicos. O caso provavelmente passaria despercebido se não fosse um detalhe: entre as autoridades apontadas como responsáveis pelas irregularidades está Nísia Trindade, atual ministra da Saúde.”, diz a Veja

A matéria esclarece ainda que a ‘manipulação da pesquisa’ prejudicou todo o planejamento da chamada Política de Drogas e ressalta que o Ministério da Justiça foi acionado:

“Esta inexecução trouxe prejuízos para o planejamento da Política de Drogas”, diz o relatório, que também responsabiliza Paulo Gadelha, outro ex-presidente da Fiocruz. Entendemos que foram esgotadas as providências administrativas com vistas ao ressarcimento do dano ao erário”, conclui o relatório do ministério

O caso agora está no Ministério Público Federal, além de permanecer no TCU, mas além da dor de cabeça com a justiça, Nísia também deve ser ‘abandonada’ por Lula, já que o ocupa o ministério que talvez seja o mais cobiçado por aliados do governo e legendas do Centrão, sempre em busca de algum tipo de ‘moeda de troca’ para apoiar um lado ou o outro.

O orçamento anual da pasta é de R$ 10 bilhões e, segundo a reportagem de Veja, há muitas críticas sobre como esse dinheiro vem sendo aplicado sob o comando da ministra:

“São mais de 10 bilhões de reais. Gerir todo esse dinheiro — investimentos e emendas — confere ao chefe da pasta um poder político gigantesco. É isso o que o chamado Centrão quer do governo em troca de apoio no Congresso. Desde o início do governo, há uma reclamação generalizada sobre a demora do ministério para liberar as verbas. Passada a metade do ano, apenas 3,3 bilhões de reais foram pagos, isso sem contar que 10% das emendas estão bloqueadas por “impedimentos técnicos”

Com a cabeça à prêmio, Nísia Trindade deve perder o cargo e ainda terá que responder na justiça comum.

Siga a página do Jornal do Agro Online no Facebook, parceiro do JCO:

https://www.facebook.com/p/Jornal-do-Agro-Online-100090837996028/

Preste muito a atenção: O Jornal da Cidade Online PRECISA DE SUA AJUDA!

Em 2021, o TSE determinou a nossa "desmonetização" e, com isso, “quebrou as nossas pernas”.

Para nos ajudar é muito simples, basta assinar o JCO por apenas R$ 11,99 mensais. Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Você terá acesso a conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.

Outra maneira de apoiar o JCO é comprando a camiseta "8 de Janeiro, Eu Sei a Verdade” no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculina08-de-janeiro-preta/p

Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.

Contamos com você nessa batalha cruel!

da Redação Ler comentários e comentar