desktop_cabecalho

Depois da traição, o derretimento do União Brasil

Ler na área do assinante

O União Brasil nasceu de uma "traição", o antigo PSL - até então um partido insignificante - com o ingresso de Jair Bolsonaro e sua eleição à presidente, em poucos meses se transformou no maior partido do Brasil.

No início de 2019, o então presidente do PSL, deputado pernambucano Luciano Bivar e outras lideranças, percebendo que iriam administrar verbas partidárias multimilionárias, deram uma "banana" para os milhões de eleitores que votaram no ‘17’ e também para o presidente da República à época e foram se aconchegar com a esquerda, onde seus métodos são aceitos.

Em outubro de 2021 pressentindo o risco de derretimento da sigla, o PSL se aproximou do DEM cujo maior líder no momento era o prefeito de Salvador, ACM Neto – que nem remotamente dispõe da coragem e da coerência política de seu saudoso avô, Antônio Carlos Magalhães – junto as duas lideranças nordestinas, Bivar e ACM, criaram um monstrengo chamado União Brasil.

Um partido formado por inúmeros conservadores, mas cujos líderes isentões não se inibiam em projetar alianças com Lula e a esquerda em geral.

Isso resultou na fracassada campanha da senadora Soraya Thronicke à presidência em 2022.

Soraya teve apenas 600.955 votos – só em São Paulo quatro deputados federais tiveram mais votos que Soraya: Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli, Ricardo Salles e G. Boulos.

Só o deputado mineiro Nikolas Ferreira (PL-MG) teve quase o triplo de votos que Soraya.

Passadas as eleições, a senadora Soraya paga o União Brasil com a mesma moeda... Ela está deixando o partido e migrando para o Podemos onde, entre outros, ela terá como colega o senador Marcos do Val.

Com a mudança, os dois partidos ficarão empatados em número de representantes no Senado.

Sem proposta, sem um posicionamento ideológico claro e com forte queda pelo clientelismo, o União Brasil deve encolher rapidamente. E o deputado Luciano Bivar vai assistir Bolsonaro transformar o PL no maior partido do Brasil com a mesma facilidade que transformou o seu PSL, quatro anos atrás.

Será que Bivar sente saudades?

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Ler comentários e comentar