desktop_cabecalho

A escalada do desgaste que Lula e o PT devem sofrer e a movimentação das peças no tabuleiro

Ler na área do assinante

Gostando ou não. Justo ou não. Democrático ou não. Estamos caminhando para uma ruptura do atual sistema de governo do país. É evidente que as forças estão empurrando para deixarmos de ser um país presidencialista para ser parlamentarista.

Pelo menos é o que parece desejar o Poder Judiciário, a maioria do Legislarivo e até o Vice-presidente da República.

Por isso chamo atenção sobre a escalada do desgaste que Lula e o PT devem sofrer a partir do "fim da era Bolsonaro". Porque a esquerda raiz está disposta a financiar a perpetuação de um Presidente forte no Poder, preferindo o socialismo do que o Globalismo que viria embutido no novo sistema parlamentarista.

Então as forças que parecem ser uma só tendem a tencionar para seus lados opostos e vencerá quem for mais rigoroso (Talvez já seja pensando nessa tensão que Lula permitiu o treinamento que o Exército Brasileiro fará com militares da Nicarágua). Mas, têm isentões achando que é para "combater os bolsonaristas raivosos" rsrsrs...

O Judiciário já interfere nas decisões dos parlamentares eleitos e define ações políticas já tem um bom tempo, agora o parlamento precisa buscar o seu espaço neste jogo que não apenas o de enviar emendas aos seus estados; e a busca por esse espaço não parece que será violenta, será na base de acordos, sem enfrentamento com o Judiciário. Então teremos uma certa sensação de paz e tranquilidade enquanto o caldo ferve embaixo de nossos pés.

E paralelamente a essa modelagem, temos uma multidão com milhões de eleitores conservadores que entendem a necessidade de organização para eleger os peões deste jogo: os novos parlamentares que farão a articulação com todas essas forças que mencionei.

"Ain, mas não adianta votar porque eles escolherão quem eles quiserem". Esse pensamento está retirando a última chance que os conservadores terão de participar da vida política do Brasil. Depois não adianta reclamar que o país, o estado e a tua cidade são comandados pela esquerda (socialista ou globalista).

Não é tão simples assim interferir na eleição do "Zé das couves" numa cidade qualquer... Muitos estão novamente caindo numa narrativa que não é real.

É difícil falar neste assunto sem tomar uma punição das redes, mas você é experiente e inteligente, então apenas pense como seria organizado esse "escolher quem eles querem" para ocupar cargos no Brasil inteiro. Pense o quanto custa, quem pagaria, os riscos de alguém que não foi contemplado expor todo o esquema e o principal: vale a pena expor um crime contra a democracia só para eleger um vereador ou prefeito? Não daria muito na cara se NENHUM DEPUTADO CONSERVADOR FOSSE ELEITO NO PAÍS?

Pensa direita... As coisas não funcionam assim...

As peças podem mudar e até o tabuleiro, mas o jogo continua com novos peões e novos cenários.

Foto de Raquel Brugnera

Raquel Brugnera

Pós Graduando em Comunicação Eleitoral, Estratégia e Marketing Político - Universidade Estácio de Sá - RJ.

Ler comentários e comentar