Bilhões em emendas, ministérios e até a própria alma... Desesperado, Lula entrega tudo ao Centrão (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Tchutchuca do Centrão… Esse foi o apelido atribuído pela ala esquerdopata das redações ao ex-presidente Jair Bolsonaro, quando, em meados de seu mandato, trazia o senador Ciro Nogueira para ocupar o cargo de ministro chefe da Casa Civil, em um trabalho de aproximação com o maior bloco partidário do Congresso Nacional.

O absurdo chegou a ser dito pessoalmente por um jornalista, durante entrevista, o que tirou o capitão do sério, com o baixo nível do jornalismo praticado.

E Lula acaba de entregar R$ 7,5 bilhões de reais em emendas parlamentares a estes mesmos parlamentares do Centrão, com o objetivo escuso de aprovar uma terrível e atropelada reforma tributária que poderá afundar estados e municípios.

Lula, entretanto, em nenhum momento recebeu a pejorativa menção.

Mas o jogo parece estar, enfim, exposto, como aponta uma reportagem da Folha de S.Paulo de sábado (8).

Lula tem vitórias após ceder ao centrão e é pressionado por reforma ministerial, diz a manchete

E completa, anunciando que o ‘acordão’ já está em curso:

Presidente liberou emendas, negociou cargos e enfrentou reveses no Legislativo

E esclarece, como a pressão vem sendo feita:

Para acabar o primeiro semestre de seu terceiro mandato com vitórias no Congresso, o presidente Lula (PT) cedeu ao centrão, liberou emendas bilionárias e prometeu trocas no primeiro escalão de forma a melhorar a relação com o Legislativo.
Em busca da consolidação de uma base de apoio no Parlamento, hoje considerada volátil e mais ligada ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o Planalto sinalizou que vai ceder aos deputados para acomodar também alas do PP e Republicanos nos ministérios.
O governo, depois de um início de ano derrapando na articulação política, aprovou na última semana na Câmara a Reforma Tributária e o projeto do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fazendários), os dois prioritários para o Executivo.

Segundo a reportagem, a ordem é manter a pressão até ‘arrancar tudo’ de Lula, que agora passa a ser um refém do Centrão:

A Câmara, no entanto, deixou o projeto do arcabouço fiscal para agosto. A avaliação nos bastidores do Executivo é que os parlamentares adiaram a análise da matéria a fim de manter, no segundo semestre, o poder de barganha com Lula.

As cabeças já começam a rolar e o primeiro ministério é o do Turismo, com o pedido do União Brasil para a saída de Daniela Carneiro.

Mas é só o começo…

Lula, o verdadeiro Tchutchuca do Centrão, está disposto a entregar tudo para ter pelo menos um ‘poder artificial para chamar de seu' e seguir em seu projeto de vingança.

Relembre, abaixo, os ataques da imprensa contra Bolsonaro… pois hoje eles fingem não ver nada.

Foto de Uélson Kalinovski

Uélson Kalinovski

Jornalista desde 1996, com especialização em Ciência Política e mais de uma década de experiência na cobertura dos temas nacionais, em Brasília.
Executivo da produtora UK Studios, em Jundiaí/SP.
ukalinovski@gmail.com / Uelson Kalinovski (Facebook e YouTube) / @uelsonkalinovsk (Twitter)

Ler comentários e comentar