desktop_cabecalho

Equipe de Tebet em alerta para maquiagem de dados no IBGE com eventual indicação de economista petista

Ler na área do assinante

A ministra Simone Tebet tem reunião marcada para hoje à tarde no Palácio do Planalto.

A intenção é discutir com Lula o nome que irá comandar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Porém, poderá ser surpreendida com o comunicado de que o nome para ocupar o cargo já está definido.

A ida do petista Marcio Pochmann para o comando do instituto passou a ser avaliada no Palácio do Planalto nos últimos dias e está causando enorme tensão na equipe da ministra do Planejamento.

A indicação do nome de Pochmann está sendo atribuída a Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo, do PT, e amigo de décadas de Lula.

Se isso de fato acontecer, uma nova crise estará instalada no governo, pois a possibilidade de Pochmann vir a comandar o IBGE é tratada como um verdadeiro ‘desastre’.

Pochmann já foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea,  e sua gestão foi tumultuada por polêmicas e disputas com o corpo técnico, em razão de acusações de aparelhamento político e dirigismo ideológico dos trabalhos e até mesmo dos concursos para a contratação de novos servidores.

O petista é um crítico das políticas de austeridade fiscal, foi contra a reforma da previdência e costuma dizer em seus discursos que a economia tem que estar sempre subordinada ao projeto político do governo.

O maior temor é que, uma vez a frente do IBGE, Pochmann possa querer seguir o exemplo do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) argentino, que maquiava dados durante os governos de Néstor e Cristina Kirchner para manter a taxa de inflação anual em 10% ao ano.

Quer ajudar o Jornal da Cidade Online?

Temos excelentes opções para você! Com apenas R$ 11,99 mensais você será nosso soldado na guerra contra a censura e terá acesso aos conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é comprando o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema" que domina Brasília. Ele está disponível no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.

Siga a página do Jornal do Agro Online no Facebook, parceiro do JCO:

https://www.facebook.com/p/Jornal-do-Agro-Online-100090837996028/

Contamos com você nessa batalha cruel!

Fonte: O Globo

da Redação Ler comentários e comentar