desktop_cabecalho

Pai das crianças colombianas que sobreviveram 40 dias na selva é preso

Ler na área do assinante

O mundo assistiu o drama das quatro crianças colombianas que ficaram perdidas em plena selva amazônica e sobreviveram por 40 dias, após um acidente de avião.

Nesta sexta-feira (11), Manuel Ranoque, pai das crianças, foi preso.

A informação foi confirmada pela Procuradoria Geral da República, que acrescentou que a captura, solicitada por um procurador e homologada por um juiz, foi realizada em Bogotá.

O caso gira em torno de um suposto abuso sexual.

O Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF) tem a custódia dos quatro menores: Lesly Mucutuy (13 anos), Soleiny Mucutuy (9 anos), Tien Noriel Ronoque Mucutuy (4 anos) e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy (1 ano). Ranoque é padrasto das duas meninas mais velhas e pai do mais novo.

A mãe dos quatro, Magdalena Mucutuy, morreu no acidente de avião que as crianças sobreviveram.

No dia 1º de maio, ela e os filhos embarcaram em uma aeronave que fazia a rota Araracuara (Caquetá) – San José del Guaviare, uma área de selva amazônica com poucas opções de transporte e onde são comuns viagens nesse tipo de aeronave precária.

Eles iam a Bogotá para se reencontrar com Ranoque, que havia se deslocado da reserva onde era governador, após denunciar ameaças da Frente Carolina Ramírez, um dos grupos dissidentes da extinta guerrilha das FARC.

Após a queda do avião, eles foram forçados a sobreviver com farinha de mandioca encontrada na bagagem de um dos mortos, frutas da selva e pacotes de suprimentos de emergência deixado pelos militares. Ranoque, juntamente com soldados e guardas indígenas, foi protagonista da operação de resgate.

A aparição milagrosa das crianças trouxe à tona as denúncias contra Ranoque e o mau relacionamento que mantinha com os avós maternos das crianças.

Corria o boato de que os pequenos estavam se escondendo das equipes de resgate porque temiam que o pai os espancasse por terem se perdido na selva.

Ao saírem do Hospital Militar de Bogotá, o ICBF decidiu ficar com a guarda enquanto investigava as denúncias de maus-tratos contra Ranoque.

O pai negou sua culpa e exigiu que o Estado lhe entregasse a custódia o mais rápido possível.

“Eles são meus filhos, não do presidente. Só isso”, disse Ranoque em julho.

Os avós maternos, Narciso Mucutuy e María Fátima Valencia, contaram que Ranoque batia na filha e maltratava os netos. Eles também apontaram o suposto abuso sexual de Lesly, de 13 anos e a mais velha dos quatro filhos. Os avós lutam há semanas pela custódia dos quatro filhos. Não só contra Ranoque, mas também contra Andrés, primeiro marido de Magdalena e pai de suas duas filhas mais velhas.

Por outro lado, o governo criou um fundo para gerir o dinheiro que as crianças podem receber por contarem a sua história. Produtores de todo o mundo, incluindo vários de Hollywood, fizeram ofertas para obter os direitos.

Ranoque, por sua vez, entrou com uma ação há algumas semanas por 572 milhões de pesos (cerca de R$ 700 mil na cotação atual) contra a empresa Avianline Charters, proprietária do avião.

Uma pergunta importante:

Você acha que o Jornal da Cidade Online está com muita publicidade?

Se a resposta foi “sim”, com certeza você ainda não é nosso assinante.

Assinando o JCO você tem a opção de receber todo o nosso conteúdo sem nenhuma publicidade.

E assim você terá a possibilidade de uma leitura mais aprazível e estará apoiando o JCO na nossa luta para desmascarar a velha mídia.

Temos excelentes opções para você! Com apenas R$ 11,99 mensais você será nosso soldado na guerra contra a censura e terá acesso aos conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é comprando o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema" que domina Brasília. Ele está disponível no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.

Siga a página do nosso parceiro, Jornal do Agro Online, no Facebook:

https://www.facebook.com/p/Jornal-do-Agro-Online-100090837996028/

Contamos com você nessa batalha cruel!

da Redação Ler comentários e comentar