Lembranças de Meu Pai... Um relato emocionante!

Ler na área do assinante

Ah, o Dia dos Pais! Me peguei pensando hoje, refletindo. Como sempre, essa data me faz lembrar de meu pai, Alcindo. Ele era um homem de caráter inabalável, e embora tenha partido deste mundo em 1991, sua presença ainda é sentida em cada canto da fazenda, em cada gesto de amor que compartilho com minha família.

Éramos oito: papai, mamãe, eu e outros 5 irmãos. A fazenda, situada na região da Campanha Gaúcha, na metade sul do Rio Grande do Sul, era mais do que um lar para todos. O pampa era o símbolo de nossa liberdade, auto-suficiência e conexão com a natureza. Meu pai, fazendeiro dedicado, trabalhava de sol a sol, cuidando do gado, da terra, e de nós. Nosso pai ensinou o valor do trabalho duro, a dignidade na simplicidade, e a honradez em cada gota de suor derramada. Era um homem que sabia o que queria e não tinha medo de sujar as mãos para conseguir.

Alcindo sempre insistiu na educação. Para ele, o estudo era a chave para um futuro promissor. Só permitia o casamento após a diplomação, uma regra que seguimos com respeito e gratidão. Ele via na educação uma ferramenta de transformação, e graças a ele, pude trilhar meu caminho com sabedoria. Ele dizia: "O estudo é a única herança que ninguém pode tirar de você."

As tardes na fazenda eram especiais. Todos à mesa, saboreando bolo, ambrosia, bolachas, torresmo. O sorriso do meu pai, a conversa leve, a família unida. Esses momentos simples, mas repletos de amor, são lembranças que guardo com carinho. Era como se o tempo parasse, e tudo o que importava era estar ali, juntos.

Pescar no açude perto de casa era uma aventura. Meu pai, com sua paciência infinita, me ensinava a arte da pesca. O silêncio da natureza, a conversa entre pai e filho, a alegria de uma pescaria bem-sucedida. Momentos inesquecíveis. Ele me dizia: "A paciência é uma virtude, meu filho. Na pesca e na vida."

Lembro-me de meu pai segurando a bicicleta, incentivando-me a pedalar. Seu olhar confiante, suas palavras encorajadoras, seu abraço apertado quando finalmente consegui. Ele estava lá, em cada queda, em cada vitória. "Não desista, você consegue," ele repetia, e eu acreditava.

Nas noites de estudo, meu pai estava sempre presente. Ajudando-me com o dever de casa, ensinando-me mais do que matemática ou história, mas lições de vida. Ele acreditava em mim, e isso me fazia acreditar em mim mesmo. "A vida é um eterno aprendizado," ele costumava dizer.

O abraço apertado de meu pai, o "Eu te amo" sincero, acompanhado de um olhar profundo. Esses gestos simples, mas poderosos, moldaram meu caráter, minha compreensão de amor e respeito. Era um amor puro, sem medidas, sem condições.

Meu pai era um exemplo de moralidade impecável. Ele me ensinou a ser honesto, decente, a valorizar a família acima de tudo. Seus valores, hoje raros, são o legado que carrego com orgulho. "Seja sempre verdadeiro consigo mesmo," ele me ensinou.

A fazenda, o gado, a família, tudo isso era parte de um homem que viveu uma vida plena. Seu legado, material e espiritual, é uma herança que honro todos os dias. Ele era o pilar, o guia, o amigo.

A saudade é uma companheira constante. Sinto falta de meu pai em cada canto da fazenda, em cada gesto de amor que compartilho com minha esposa e meus filhos. Mas sei que ele vive em mim, em minha família, em nossos valores.

Neste Dia dos Pais, celebro a memória de meu pai, um homem que me ensinou a ser quem sou. Agradeço por cada momento, cada lição, cada abraço.

Feliz Dia dos Pais, meu querido pai. Seu legado vive em nós.

De seu eterno filho, Alberto.

Ler comentários e comentar