Por que, mesmo atingida mortalmente, a velha imprensa se cala

Ler na área do assinante

De forma mais cruel nos últimos cinco anos, a imprensa brasileira, e por extensão seus profissionais, vem sendo agredida no seu mais importante valor, a LIBERDADE DE IMPRENSA! Em plena democracia, pela menos cantada em verso e prosa pelas autoridades, a censura é a principal ferramenta utilizada para calar a todos.

De forma sistêmica, seja pelos políticos, por boa parte da própria imprensa e por instituições que deveriam defender essa liberdade, neste período, já tivemos jornalistas presos, autuados, cerceados, desmonetizados, e veículos de imprensa, da mesma maneira, a ponto de casos que há pedidos de fechamento de algumas empresas como o caso do Grupo de Comunicação Jovem Pan. Este próprio veículo, o Jornal da Cidade Online, sofre há alguns anos a censura e o estrangulamento financeiro para forçar seu fechamento.

Como carrascos num patíbulo, e, não obstante do modus operandi covarde que a imprensa opera para desqualificar oponentes políticos, a velha imprensa não mede esforços para aniquilar qualquer um que os incomode, que os contrapõe. Não está nem aí se alguns deles são profissionais do jornalismo. Inacreditavelmente, jornalistas são chamados de blogueiros, só para começar.

Nesta sexta-feira, 11 de agosto de 2023, mais um esfaqueamento aconteceu contra a LIBERDADE DE IMPRENSA. O STF, de forma ardilosa, decidiu que a imprensa, a partir de agora, será responsabilizada por declarações de seus entrevistados, por exemplo.

Hoje, dia 12 de agosto, deveria estar estampado em todas as capas dos principais jornais do país, em letras mais do que garrafais, esta afronta à LIBERDADE DE IMPRENSA, e claro, a LIBERDADE DO CIDADÃO. Mas, incrivelmente, não há repercussão disso. Se deixam açoitar!!!

E as associações representativas da imprensa, onde estão vocês?

O deputado federal Carlos Jordy foi muito feliz ao publicar a respeito, e sem retoques da minha parte, mas republicado por mim. 

Foto de Alexandre Siqueira

Alexandre Siqueira

Articulista

@ssicca no Twitter

Autor dos livros Perdeu, Mané! e Jornalismo: a um passo do abismo... da série Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

Ler comentários e comentar