desktop_cabecalho

A suprema importância da liberdade

Ler na área do assinante

Se sou "extremista" em algo, é na defesa da liberdade dos cidadãos. Liberdade nunca é demais, pra todos os grupos da sociedade.

Uma sociedade livre não é perfeita, tem problemas, claro, mas a liberdade ainda é o melhor caminho.

A mão invisível do mercado é uma ferramenta poderosa que apenas os tolos não descobriram seu valor, seja no âmbito econômico ou no cotidiano.

Uma mídia ou jornalista que divulgue fake news cairá em descrédito e será eliminado pela mão invisível, motivo pelo qual a liberdade de expressão deve ser plena, o que não impede consequências judiciais por calúnias e difamações. A verdade sempre aparece, cedo ou tarde.

Não existe nação de sucesso cuja liberdade não seja altíssima, seja em liberdades econômicas ou individuais o que inclui a liberdade de expressão.

As liberdades individuais diferem da liberdade econômica, mas estão relacionadas. Eu discordo totalmente das ideias comunistas, mas defendo totalmente o direito de tais ideias serem ditas e até mesmo defendidas.

Voltaire disse "posso não concordar com nada do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las". Concordo na íntegra com Voltaire, todas as ideias, mesmo as piores possíveis, devem ter livre-expressão.

Mas devo ter o direito de fazer uma falsa acusação por exemplo? Sim, mesmo isso deve ser permitido, porém não significa que não sofrerá ações judiciais e punições se for provada a falsidade da acusação, mas o direito de expressão deve permanecer.

Permitir que o governo censure a liberdade de expressão, é o fim da imprensa livre que é nada menos que o quarto poder, o poder moderador.

É evidente o quanto é perigoso o governo definir o que é verdadeiro ou falso, quando sempre há possíveis interesses pessoais escusos envolvidos. Uma imprensa livre é primordial pra segurança dos cidadãos.

Os governos não estão preocupados com notícias falsas, estão preocupados com as verdadeiras.

Não obstante, sempre importante lembrar que as maiores atrocidades da história foram cometidos por homens que obedeciam ordens de um Estado gigante e autoritário cujo discurso era proteger seus cidadãos.

Entender que Estado gigante é cidadão minúsculo é uma excelente premissa pra defender a liberdade.

Ler comentários e comentar