desktop_cabecalho

Senador comemora importante aprovação: "Índio quer plantar, quer dignidade, caminhonete, trator, arado, quer ser produtor rural"

Ler na área do assinante

O senador Jorge Seif (PL-SC) comemorou a aprovação projeto de lei que estabelece um marco temporal para a demarcação de terras indígenas (PL 2.903/2023), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

A proposta segue para a análise da Câmara dos Deputados.

"Hoje, praticamente 15% do território nacional já são demarcados como terras indígenas, que não são exploradas. O índio não quer mais terra. Ele quer plantar, colher, quer escola, dignidade, caminhonete, trator, arado, quer ter oportunidade, quer ser produtor rural. 
E a insegurança jurídica que se instalou no nosso país por conta dessas discussões recorrentes sobre marco temporal de terra indígena causa torpor, suicídio, guerra, problemas seríssimos em todo o Brasil", disse Seif.

Pelo texto, que também também altera regras relacionadas à gestão das terras indígenas, para que uma área seja considerada tradicionalmente ocupada será preciso comprovar que, na data de promulgação da Constituição Federal, ela vinha sendo habitada pela comunidade indígena em caráter permanente.

Seif disse que a Constituição Federal deu cinco anos à União para fazer as demarcações de terras indígenas.

No entanto, segundo Seif, os governos que foram se sucedendo acabaram não cumprindo seu papel, o que gerou problemas de insegurança jurídica para produtores rurais, que a seu ver são ameaçados de perder suas terras.

Para saber mais sobre o assunto, acesso o Jornal do Agro Online, parceiro do JCO. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldoagroonline.com.br/noticias/1172/comissao-do-senado-aprova-marco-temporal-de-terr...

Uma pergunta importante: Você acha que o Jornal da Cidade Online está com muita publicidade?

Se a resposta foi “sim”, com certeza você ainda não é nosso assinante. Assinando o JCO você tem a opção de receber todo o nosso conteúdo sem nenhuma publicidade.

E assim você terá a possibilidade de uma leitura mais aprazível e estará apoiando o JCO na nossa luta para desmascarar a velha mídia.

Temos excelentes opções para você! Com apenas R$ 11,99 mensais você será nosso soldado na guerra contra a censura e terá acesso aos conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é comprando o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema" que domina Brasília. Ele está disponível no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.

Siga a página do nosso parceiro, Jornal do Agro Online, no Facebook:

https://www.facebook.com/p/Jornal-do-Agro-Online-100090837996028/

Contamos com você nessa batalha cruel!

Fonte: Agência Senado

da Redação Ler comentários e comentar