desktop_cabecalho

O constrangedor desgaste das Forças Armadas vai refletir diretamente no 7 de setembro

Ler na área do assinante

Quando Bolsonaro recebeu os processos dos inimigos, um cuidado foi tomado no sentido de poupar as Forças Armadas.

Com um possível acordo de não exposição, o Comando do Exército trabalhou para que o desgaste causado pelas polêmicas do ano passado se dissipasse. Porém, ninguém contava com as imagens vazadas na CNN, onde G.Dias apareceria com invasores. A CPMI ganhou força e o governo teve de fingir contentamento para não expressar a derrota. O Exército continuava preocupado com o andamento da situação.

Com a prisão dos Policiais Militares e de Anderson Torres, novas convocações foram feitas, e o desgaste parecia não parar, com notas dos reservistas e manifestos de antigos membros.

A prisão de Mauro Cid, e as acusações de perfídia, quebravam um vínculo poderoso entre os militares e a direita. Agora a esquerda ia bater mais forte e ninguém mais defenderia. Manutenção dos soldos e reivindicações da defesa, ficariam em último plano para o governo. A notícia de um GSI sem militares era um pesadelo para o Exército.

Mais desgaste aconteceria com as manifestações do Hacker. Múcio, cobrado internamente, começou a questionar todas as declarações envolvendo oficiais. Conflitos com a PF e solicitações a Moraes, começam a incomodar o judiciário. Reuniões de emergência começaram a acontecer. Oficiais da força começaram a procurar deputados de esquerda para convencê-los a desistir das convocações. Alguns desistiram.

O próprio Arthur Maia falou da necessidade do exército ficar fora de crimes cometidos individualmente.

G.Dias será entregue aos leões, e a perseguição a Cid, para tentar incriminar Bolsonaro, vai continuar.

As memórias relacionadas a uma possível defesa contra os comunistas de 64, começaram a desaparecer. O velho verde-oliva, agora desbotado, começa a lembrar um verde-limão.

E nessa limonada que o EB tenta fazer com os problemas da gestão Lula, cada dia que passa, menos açúcar. Nisso, temos a pior das constatações.

Podemos ter o Sete de Setembro mais vazio da história do Brasil.

Ler comentários e comentar