desktop_cabecalho

Tucanos se preparam para alçar voo nos prédios de Brasília

Ler na área do assinante

Apesar da pressão da Câmara no último período, Lula segurou a reforma ministerial, e isso garantiu que nos primeiros meses de mandato ele não sofresse uma crise interna com os partidos satélites que o apoiaram no processo eleitoral.

Porém agora, sem saída, acabou cedendo a Arthur Lira, que vai emplacar suas indicações para ministérios específicos que vão ajudar aliados em 2024, e preparar o Senado para 2026.

Tanto Lira como Ciro Nogueira sabem onde bater discretamente na situação, de modo que pareçam simples negociadores.

A base do Molusco sabe, e até o próprio Inácio entende isso. Ambos acabam aceitando, para evitar mais complicações.

O mercado começa a pressionar a fazenda, por resultados econômicos que o governo já sabe que não vai cumprir. Haddad vai ter de aceitar a reforma administrativa antes da saída de Lira da presidência, e o governo já se prepara para uma terrível onda de críticas do funcionalismo por isso.

O MST, um dos poucos movimentos ativos que apoiavam o governo, está indignado pelo atraso nas articulações de defesa da CPI. Tanto que todas as indicações políticas do movimento acabaram paralisadas.

No conjunto total, todas as bases que a esquerda ainda tem, estarão em crise no ano que vem. Quando o período eleitoral chegar, o resto do Centrão que está no PT, vai abandonar o barco. Nesse momento, uma séria crise de saúde, pode abater o presidente, que prevendo movimentações de impeachment, pode se afastar.

E os tucanos disfarçados, que nunca estiveram em extinção, voltarão a voar nos prédios de Brasília.

Pelo menos, até 2026.

Ler comentários e comentar