desktop_cabecalho

Senador detona a "omissão" de G.Dias e pede a quebra do sigilo telemático do ex-GSI

Ler na área do assinante

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) apontou a omissão do governo Lula nos ataques do dia 8 de janeiro. Segundo ele, o governo poderia ter evitado os atos, caso o general G.Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, não tivesse retido as informações que recebeu.

A afirmação do senador foi baseada no depoimento prestado nesta segunda-feira (4) pelo general Penteado em audiência na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Penteado era o segundo na hierarquia do GSI. 

Izalci observou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) alertou o GSI, responsável pela segurança do Palácio do Planalto, sobre o planejamento dos ataques, no dia 6 de janeiro.

Para ele, se as informações tivessem sido repassadas a tempo, seria possível acionar todas as forças de segurança e evitar os eventos daquele dia.

"Teve uma coincidência, tanto no DF quanto no governo federal, que foi exatamente a questão de estar de prontidão ou de sobreaviso... A nossa Polícia Militar foi colocada de sobreaviso e, coincidentemente, o GSI também colocou de sobreaviso a Força Nacional. 
E qual é a diferença? 
A diferença é que, quem está de sobreaviso, ainda mais [...] um domingo - de sobreaviso, os militares ficam normalmente, ou em sua residência, ou saem com a família, ou vão para um clube e, se acionados, têm que ir para casa, trocar de roupa, ir para o quartel e, do quartel, viriam aqui para a Esplanada, se fosse o caso.
Quando é prontidão, as pessoas ficam exatamente no quartel, aguardando qualquer sinalização ou qualquer comando", explicou.

O parlamentar cobrou as filmagens feitas pelo Ministério da Justiça no dia e também disse que solicitou a quebra do sigilo telemático do ex-ministro G. Dias, o que inclui conversas no WhatsApp.

"O depoente [G. Dias], na quinta-feira, colocou o celular à disposição. Acredito que a Polícia Legislativa tenha apreendido o celular e espero que, com isso, a gente possa saber os diálogos que ocorreram no dia 8 de janeiro, porque foram apresentados diversos vídeos já, inclusive do próprio ministro Flávio Dino, alegando que, na prática, comunicou ao presidente Lula, que já sabia."

Uma pergunta importante: Você acha que o Jornal da Cidade Online está com muita publicidade?

Se a resposta foi “sim”, com certeza você ainda não é nosso assinante. Assinando o JCO você tem a opção de receber todo o nosso conteúdo sem nenhuma publicidade.

E assim você terá a possibilidade de uma leitura mais aprazível e estará apoiando o JCO na nossa luta para desmascarar a velha mídia.

Temos excelentes opções para você! Com apenas R$ 11,99 mensais você será nosso soldado na guerra contra a censura e terá acesso aos conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é comprando o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema" que domina Brasília. Ele está disponível no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.

Siga a página do nosso parceiro, Jornal do Agro Online, no Facebook:

https://www.facebook.com/p/Jornal-do-Agro-Online-100090837996028/

Contamos com você nessa batalha cruel!

Fonte: Agência Senado

da Redação Ler comentários e comentar