desktop_cabecalho

Como a matemática está presente a todo momento em nossa vida?

Ler na área do assinante

Na sala de aula, um dos grandes desafios dos professores é tornar a matemática mais interessante.

A matemática está presente a todo momento em nossa vida, dos 501 medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática relata que em  sala de aula, um dos grandes desafios dos professores é tornar a matemática mais interessante. Afinal, ela está em todo o canto, ou presente a todo instante em nossa vida?

O mundo estava fazendo o que ele faz de melhor: existindo, selvagem. E alguém de repente resolveu que as coisas poderiam ser contadas. E depois inventaram os números: 1, 2, 3, 4, 5… o que ninguém imaginava é onde isso iria nos levar.

Olhe em volta. O mundo é Matemática, matemática, matemática!  Se a gente desse um passeio pela cidade e pudessem  enxergar as coisas de um jeito um pouco diferente. Quer ver? Se a gente usar a lente de uma câmera pra  mostrar como a matemática está em tudo.

A pessoa que gosta de matemática e vive matemática 24 horas por dias, até em um cafezinho que está tomando na nossa mesa, passa por vários processos matemáticos. Para compor o preço do cafezinho, ela tem que analisar quanto que ela vai gastar comprando o café, quanto que ela vai gastar de imposto, pagando as contas do estabelecimento, de aluguel, salário dos funcionários. Na hora de pagar o café entra o sistema monetário, que a gente usa o sistema de base 10, números decimais, pra determinar os centavos.

Matemático: Pois é. Nós temos que calcular a área do lugar para saber a quantidade exata de pedrinhas que uma calçada deveria colocar. E assim que podemos saber a quantidade de pedras pretas e a quantidade de pedras brancas, também. Se for a mesma quantidade, é só dividir por dois.

É a mesma coisa nos prédios. Nada estaria lá se não fosse a matemática.  A matemática ela entra na engenharia, por exemplo, e o engenheiro precisa saber a proporção exata dos materiais pra que o prédio não caia.

A matemática é uma forma de ler a natureza também. Verdade é através da matemática a gente pode saber o comportamento cíclico das marés, por exemplo, calcular exatamente como vai se comportar as marés. As abelhas para fazer a sua colmeia, os favos de mel tem formato de hexágono. Nós temos três figuras que preenchem um plano, que é o triângulo, o quadrado e o hexágono. E dentre essas aí o hexágono é a que tem a maior área. Então ela consegue aproveitar ao máximo pra colocar o mel lá dentro.

E se não fosse a matemática esses cabos nunca teriam sido postos no lugar. E o bondinho não funcionaria. De cima a gente não veria a estátua lá do outro lado. E nem nada da cidade do Rio de Janeiro. Nada. Absolutamente nada do que foi construído pelo homem está salvo da matemática.

E quando você vê a vista do Rio de Janeiro, você não é capaz de ouvir alguma coisa assim? Viu? A matemática é capaz de criar até sentimentos.

Cada nota toca na gente de um jeito. Quando a gente está ouvindo uma música, a gente está ouvindo na verdade o som das frações. Então por exemplo, se eu considerar uma corda aqui, essa corda sendo a nota musical dó, e se a gente tocar essa nota musical. Ela vai vibrar numa certa frequência. Se você dividir essa corda ao meio e tocar novamente, quando você divide ao meio, ela vai vibrar com o dobro da frequência, e o nosso cérebro ele identifica como sendo a mesma nota musical, só que uma oitava acima. Ou seja, ela vai ser uma nota mais aguda.

E daí você sai por aí ouvindo sua música no celular. Você sabe que o que está ouvindo são números? Qualquer computador é isso: uma combinação gigantesca de zeros e uns?  Sim. Qualquer imagem, qualquer vídeo, qualquer game, qualquer processo que está sendo realizado dentro do computador ele faz vários cálculos envolvendo os zeros e uns, conhecidos como algoritmos, quando fazemos uma busca no google, a busca vai trazer o que você procurar por meio de algoritmo.

Exemplo, estúdio de tv ou rádio. O cenário também não seria possível sem a matemática. Porque na verdade a gente está só dentro de um estúdio. E também pra imagem, ou som chegar até algum lugar, precisa de matemática?  Sim. Pra imagem chegar em algum lugar vários cálculos matemáticos estão sendo feitos.

E se o mundo é matemática, você tem dúvida de que quem domina a matemática domina o mundo?

Valdivino  Sousa é Professor, Matemático, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Autor de dez livros e vários artigos, é pesquisador sobre Educação no Ensino Aprendizagem de Matemática. Linhas(s) de Pesquisa / Área de Interesse: Engenharia Didática em Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Site: www.valdivinosousa.mat.br

da Redação Ler comentários e comentar