desktop_cabecalho

Senador pede apoio para proposta que vai garantir imparcialidade no Judiciário

Ler na área do assinante

O senador Esperidião Amin (PP-SC) pediu apoio a uma proposta de emenda à Constituição (PEC), apresentada por ele, que modifica o art. 95 da Constituição federal para impedir a atuação dos magistrados em processos ligados, direta ou indiretamente, a cônjuges, companheiros ou parentes até o 2º grau.

O parlamentar enfatizou que a proposta vai aprimorar o funcionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e demais cortes judiciais no país, para proteger a integridade e a reputação dos juízes brasileiros. 

"Eu estou propondo isso para o bem do Supremo Tribunal Federal, do STJ e das cortes judiciais. Não é para retaliar; é para o bem, para que não fique pesando sobre os agentes operadores de direito no Brasil, especialmente juízes, ministros do STJ e do STF, a disseminação do mal falar. Eu não estou falando mal de ninguém. 
Eu estou evitando que falem mal daqueles que são, por exemplo, no Supremo, a última reserva do cidadão, que é a do direito, da Justiça", disse. 

Amin lembrou que, por sete votos a quatro, o STF, em agosto deste ano, já deliberou que as disposições legais atuais não são suficientes para evitar que juízes atuem em processos que envolvam parentes.

O parlamentar destacou que já tem cerca de 20 assinaturas de senadores favoráveis à apresentação da PEC e pediu apoio dos demais colegas.

"Gostaria que aqueles que podem que subscrevam esta PEC [...] No meu modo de ver, [magistrados] constituem homens e mulheres sérios, dedicados à melhor causa e que têm a consciência de que não é preciso que o juiz prove todos os dias que é honesto. Ele não pode é facilitar com aparências de que não é", enfatizou.

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

Fonte: Agência Senado

da Redação Ler comentários e comentar