Em 2017 Contabilidade será destaque no mercado de trabalho

Ler na área do assinante

A Contabilidade continua em alta e, apesar de ser uma das profissões mais antiga do mundo, será destaque no mercado de trabalho de 2017. As contratações ocorrerão em ritmo moderado e seletivo e quem busca uma recolocação profissional precisará ter paciência e flexibilidade, de acordo com o guia salarial da consultoria Robert Half, divulgado no fim do mês de outubro.

Mas, afinal, qual é o perfil do Contador esperado pelo mercado?

Em 2017, este perfil inclui versatilidade, habilidade de negociação, ótima comunicação, inglês, estabilidade, trabalho em equipe e foco nos resultados para áreas fiscal, contábil, controladoria e auditoria. A bem da verdade, já se foi o tempo em que o Contador era o profissional sisudo que passava o dia atrás de uma montanha de formulários.

Hoje, o mercado exige um perfil bem mais estratégico e voltado ao mundo dos negócios, uma vez que a Contabilidade tem papel de destaque nas empresas por tratar de bens, dinheiro e fatos patrimoniais, transformando-os em informações.

Por isso, todo Contador deve estar (bem) preparado para a participação na tomada de decisões, sempre identificando as dificuldades e adversidades que surgem ao longo do caminho.

Neste contexto, o Clube do Contador, aconselha os profissionais que estão empregados e aqueles que permanecem em busca de uma oportunidade, que fiquem atentos à frase da psicóloga e orientadora profissional Arícia Rocha:

“Acredite! Imagine! Faça! Realize! Utilize-se dos seus melhores recursos! Comemore! Potencialize-se! Inove! E continue… Faça algo importante nessa vida. Não a deixe passar despercebida! Dê sentido! Dê o melhor de si!”.

Valdivino Sousa é  Contador, Matemático, Bacharel em Direito e Escritor, possui mais de 20 anos de experiência, e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária, atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e das Entidades sem fins Lucrativos. Autor de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados nos  assuntos de Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para a revista de Contabilidade na coluna do Contador.

Dedica-se também a área de Educação Matemática, pesquisador sobre o Ensino e Aprendizagem de Matemática.  Linhas(s) de Pesquisa / Área de Interesse: Engenharia Didática em Matemática; Modelagem, Construção do Conhecimento em Matemática;   Modelos Matemáticos e suas Aplicações.  Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics.  É Professor  nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia.

da Redação Ler comentários e comentar