desktop_cabecalho

Gastança sem fim a troco de nada: “Lula finge fazer política externa, mas viagens são só programas turísticos que custam milhões”

Ler na área do assinante

“Lula finge fazer política externa, mas viagens são só programas turísticos que custam milhões”. (J.R. Guzzo – Estadão. 19/06/2023).

Lula (no telão) diante de plenária da cúpula em Havana (Foto–Mariana Sanches).

A enviada da BBC News Brasil a Havana (Cuba), Mariana Sanches, neste 16 de setembro de 2023, expôs ao mundo e aos jornalistas brasileiros que vivem em outro mundo, aos “intelectuais”, aos “artistas”, aos sindicalistas, aos apresentadores de televisão que todos os dias tentam alienar o povo brasileiro com noticias espetaculares sobre o atual governo, o fracasso e a vergonha do “ser sem noção” que afirma ter orgulho de ser “comunista”.

-O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou seu discurso na cúpula G-77+China a uma plateia que deveria estar repleta de delegações de cem países e ao menos 16 chefes de Estado, mas que estava praticamente vazia na manhã deste sábado (16/9).

Quando o anfitrião da cúpula, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, o chamou ao púlpito, pouco depois das 9h local, não houve aplausos e Lula parecia nem entender que já estava com a palavra.

Avisado por integrantes da delegação brasileira, ele caminhou ao palco para um discurso de cerca de 10 minutos no qual criticou o embargo americano a Cuba e a inclusão do país na lista de nações patrocinadoras de terrorismo, elogiou a diversidade do G-77, que corresponde a 79% da população mundial, apontou a falta de representatividade dos atuais mecanismos multilaterais, voltou a cobrar dos países ricos a conta pelas mudanças climáticas e exaltou a cooperação Sul-Sul, da qual disse que o Brasil era pioneiro.

“O G-77 foi fundamental para expor as anomalias do comércio global e para defender a construção de uma Nova Ordem Econômica Internacional. Infelizmente, muitas das nossas demandas nunca foram atendidas”, afirmou Lula em seu discurso”.

Depois desse “sucesso estrondoso” em Havana onde participou da Cúpula de líderes do G77, além de se reunir com o ditador Miguel Díaz-Canel e com o ex-líder cubano Raúl Castro, o “Janja do Brasil” voou rumo ao EUA, segundo o site o Antagonista:

- "Lula chega a Nova York com supercomitiva:
Petista participará da Assembleia Geral da ONU; ao menos dez ministros estarão nos EUA, além de 25 parlamentares e sindicalistas, sete senadores e 17 deputados."

Também estarão em Nova York os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Ao menos dez ministros do governo Lula estarão nos EUA, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Nísia Trindade (Saúde), Mauro Vieira (Relações Exteriores).

O turismo do Presidente, sua mulher, “aspones” e convidados já custou aos cofres públicos cerca de 27 milhões de reais. São sete meses de governo ou 250 dias de mandato. São 20 viagens internacionais e 46 dias fora do Brasil, fazendo turismo por quase todos os continentes, da América do Sul aos Estados Unidos, passando por China, Japão, Índia, Oriente Médio, Europa e África e agora Cuba e EUA novamente.

Os que fizeram o L, de boca aberta e cara pra cima, esperam a cerveja e a picanha comendo farinha e jerimum, enquanto assistem os jornalistas da Globo, CNN, Globonews, Bandtv, narrarem entusiasmados a peripécias de seu herói pelo mundo.

Estão maravilhados com o empenho do “Janja” em quebrar o país.

Foto de Carlos Sampaio

Carlos Sampaio

Professor. Pós-graduação em “Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual”. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Ler comentários e comentar