desktop_cabecalho

Árbitros que foram afastados por escândalo no "Corinthians x Grêmio" serão chamados no Senado

Ler na área do assinante

A Comissão de Esporte (CEsp) fará, em data a ser definida, uma audiência pública para debater o projeto de lei que cria o Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e de Áudios no futebol brasileiro (PL 5.926/2019).

A proposta prevê a divulgação instantânea de vídeos e áudios do VAR (Video Assistant Referee, na sigla em inglês), sistema de apoio para árbitros de partidas de futebol. 

De iniciativa do senador Carlos Portinho (PL-RJ), que é relator do projeto, o requerimento para a audiência foi aprovado pela CEsp na reunião de quarta-feira (20).

Serão chamados para a audiência, entre outros, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, e representantes do Ministério dos Esportes e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também serão convidados os árbitros envolvidos na partida Corinthians 4 X 4 Grêmio, ocorrida na segunda-feira (18).

Todos os árbitros que atuaram no jogo foram temporariamente afastados pela CBF, pois a entidade avalia se houve erro ao não terem assinalado um pênalti para o Grêmio, nos minutos finais da partida. A imagem da bola desviada pela mão de um jogador dentro da área, o que poderia levar à marcação de uma penalidade máxima, foi captada pelas câmeras. Mas o VAR (arbitragem de vídeo) acionou o árbitro de campo, Wilton Sampaio, que interpretou o lance como normal.

Além de Sampaio, devem ser chamados os árbitros de vídeo que atuaram na partida. São eles Emerson Ferreira, Johnny Barros de Oliveira e Michel Patrick Guimarães. Também será convidado Wilson Luiz Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

De autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o PL 5.926/2019 determina a obrigatoriedade de disponibilização, para todos os veículos de comunicação que estiverem transmitindo os jogos ao vivo, dos vídeos e áudios da comunicação entre os árbitros e os assistentes de vídeo.

Na reunião de quarta-feira, a CEsp aprovou ainda dois outros requerimentos com teor semelhante. Um deles, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), propõe audiência pública para debater "os constantes erros de arbitragem no futebol brasileiro".

O outro requerimento, apresentado por Romário (PL-RJ), inclui mais um nome entre os convidados de audiência pública para discutir o PL 864/2019, que trata da relação de emprego entre árbitros e federações. O senador, que preside a comissão, pede que seja convidado (além dos já citados no requerimento inicial do debate) Gutemberg Fonseca, ex-árbitro de futebol pela Fifa.

As datas dos debates ainda serão agendadas.

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

Fonte: Agência Senado

da Redação Ler comentários e comentar