desktop_cabecalho

Jornalista da Globo acorda e faz alerta assombroso sobre o acordo do PT com o Partido Comunista chinês

Ler na área do assinante

Gradativamente, a turma do consórcio vai despertando do sono profundo.

Neste domingo foi a vez do jornalista Merval Pereira.

Em artigo publicado no jornal O Globo ele alerta para os riscos existentes no ‘acordo’ fechado entre o PT e o Partido Comunista chinês.

Confira:

“O presidente Lula recentemente disse que ‘o conceito de democracia é relativo’, citando como exemplo a ditadura da Venezuela que, segundo ele, tem mais eleições que o Brasil.
(...)
Lula “esqueceu” de dizer que os poderes na Venezuela, assim como as eleições, são apenas aparentes, como o foram na ditadura brasileira que ele tanto critica.
(...)
O acordo com o Partido Comunista Chinês firmado pelo PT é um passo perigoso do partido do governo na direção do questionamento da democracia como valor universal para o Ocidente.
No momento em que o Partido Comunista Chinês procura oficializar o conceito de ‘democracia que funciona’ dentro do retrocesso do neomaoismo implantado por Xi Jinping, que coloca a segurança nacional acima do progresso econômico, a tese de que o chamado capitalismo de Estado provocaria consequências benéficas de abertura para a sociedade civil está indo ladeira abaixo. O ‘capitalismo de Estado’ de Deng Xiaoping, que levou a China a um crescimento econômico extraordinário, está sendo freado pela visão maoista que coloca o Partido Comunista no centro do Estado: ‘Dediquem tudo, até mesmo suas preciosas vidas, ao partido e ao povo’, disse Xi Jinping na celebração do centenário do PCC.
O ‘modelo chinês’ não seria simplesmente um ‘capitalismo de Estado’, mas uma organização social que lida com valores específicos, que não leva em conta ‘valores universais’ como liberdade, direitos humanos, democracia, mas com o que chamam de ‘valores fundamentais’, como estabilidade, harmonia e desenvolvimento. A meritocracia, que seleciona os líderes do PCC desde as administrações provinciais, seria o caminho correto para colocar o Estado a serviço do cidadão.
Por isso, o controle das grandes empresas tecnológicas, como exemplo o grupo Ali Baba, e outras big techs, tem sido perseguido pelo governo central, para deixar claro que o controle é do Estado, através do PCC, e que a disfunção do capitalismo na distribuição de rendas não será tolerada. O sumiço de funcionários do Estado importantes, inclusive militares, reforça esse controle do partido. A China tem apresentado em diversos fóruns internacionais, através de acadêmicos chineses e estrangeiros, uma visão de democracia bastante crítica, muitas vezes correta, e ideias bastante criticáveis sobre o que seria a democracia ao estilo chinês.
Zhang Weiwei, da Universidade Fudan, diz que a democracia destrói o Ocidente por institucionalizar o bloqueio das atividades congressuais, como tem ocorrido nos Estados Unidos, e permitir que líderes de segunda classe, como George W. Bush, e mais recentemente Donald Trump, cheguem à Presidência da República. Já Yu Keping, da Universidade de Beijing, acha que a democracia ocidental dificulta decisões simples e dá margem a que políticos populistas, mas de boa lábia enganem o povo.
O Confucionismo, que define que o governo deve servir ao povo e ter como prioridade a moralidade, e o legalismo, que prioriza a punição e o forte controle do país, está em alta. Certa vez, em Davos, uma debate entre empresários americanos com negócios na China discutiu o perigo de uma virada de mesa radical naquele país. A opinião geral foi de que já haviam ganhado tanto dinheiro que uma mudança desse tipo estava precificada. Parece que o momento está chegando, e os investimentos estão se retraindo.”

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar