desktop_cabecalho

Vídeo de 2018 de Dom Ricardo Hoepers da CNBB volta a viralizar após voto de Rosa Webber (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Quando ainda era bispo em Rio Grande/RS, o hoje Secretário Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, representando a instituição, frente a frente com as ministras do STF Rosa Webber e Cármen Lúcia, em audiência pública sobre a ADPF 442/2017, falou por aproximadamente 9’30” em defesa da vida, no dia 06 de agosto de 2018.

A ADPF - Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, foi provocada pelo partido de esquerda PSOL, apoiado também pelo movimento feminista Anis Instituto de Bioética, que infelizmente foi pautado para votação no STF pela ministra Rosa Webber, a relatora, ainda neste mês de setembro/23.

Na audiência pública marcada pela própria Rosa Webber, realizada entre os dias 3 e 6 de agosto de 2018, com a presença da presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, Dom Ricardo falou, em síntese, mas de maneira profunda, do significado da vida desde a sua concepção. Nota-se que há um certo constrangimento apresentado pelas ministras. A audiência contou com 187 pedidos de habilitação para exposição de seus argumentos, mas contou com presença de 44 participações de entidades e organizações aprovadas, com mais de 60 representantes envolvidos com o tema.

Dom Ricardo Hoepers foi categórico na defesa da vida, reafirmando que ciência é sólida para afirmar que a vida acontece desde sua concepção. Há de salientar, ainda, que a CNBB, é polêmica quanto a presença de figuras que defendem o aborto em suas ações religiosas. É o caso da pastora ativista da Igreja Luterana e Secretária Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC. Ela, defensora do aborto e da ideologia de gênero nas escolas, foi escolhida para liderar a Campanha da Fraternidade da CNBB em 2021 - Leia a matéria aqui: https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/27077/campanha-do-povo-contra-a-campanha-da-esquerd...

Até aqui, pautado para votação por Rosa Webber, ela proferiu o primeiro voto (como relatora) para descriminalizar o aborto no Brasil até a 12ª semana (especialistas na matéria, afirmam que há controvérsia e que este tempo pode ser excedido por interpretações da ação), que em seguida suspendeu o julgamento. Mas, de antemão, já elogiando publicamente o voto da ministra, Edson Fachin, certamente, vai votar a favor também. Não podemos deixar passar a informação da aposentadoria compulsória de Rosa Webber (deixa o Tribunal no início do mês de outubro). Esse seu voto a favor do aborto é mais uma mancha em sua passagem pelo STF depois de doze anos, desde dezembro de 2011.

Assista o vídeo:

Foto de Alexandre Siqueira

Alexandre Siqueira

Articulista

@ssicca no Twitter

Ler comentários e comentar